terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Com analfabetismo aumentando, governo Roseana desativa escolas no interior do estado

Analfabetismo aumenta entre 2009 e 2012, mas governo Roseana desativa escolas em cidades do interior do Maranhão.    
Redação/Maranhão da Genteescola agostinho ramalho Com analfabetismo aumentando, governo Roseana desativa escolas no interior do estado 




Mesmo com aumento do número de analfabetos a partir de 2009, quando iniciou a gestão da governadora Roseana Sarney (PMDB), o governo do estado decidiu fechar escolas de ensino médio em cidades do interior do estado.
A medida da administração estadual é alvo de denúncias em blogs do interior, que atestam a desativação de escolas de ensino médio. A decisão deve agravar ainda mais a realidade da educação no Maranhão, que apresentou um aumento no número de analfabetos entre os anos de 2009 e 2012, gestão da governadora Roseana Sarney (PMDB).
Divulgados em setembro do ano passado, os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) retratam que entre 2009 e 2012 o Maranhão elevou o número de analfabetos com 15 anos ou mais de 19,1% para 20,8%.
Ignorando essa realidade, o governo do estado decidiu desativar escolas de ensino médio em cidades importantes como Pinheiro e Lago da Pedra, como revelam as denúncias dos blogsHerasmo Leite e Walney Batista.
w 10 Com analfabetismo aumentando, governo Roseana desativa escolas no interior do estado
Em Pinheiro foram desativadas três escolas: o C.E.EMF Rubens Almeida (antigo Caic), o C.E.M Agostinho Ramalho e o C.E.M Elizabeto Carvalho. Em Lago da Pedra outra escola de ensino médio foi fechada, o C.E Maria das Neves.
O número de analfabetos do Maranhão aumentou desde que Roseana Sarney assumiu o comando do Estado pela terceira vez, por força de uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após a cassação do mandato do governador Jackson Lago (PDT).
Os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2012 confirmam que o Maranhão foi o único, dentre todas as regiões do país, que apresentou aumento de analfabetos na população com idade superior a 15 anos.
Questionada na semana passada sobre o fechamento de escolas de ensino médio, a Secretaria Estadual de Educação não se pronunciou sobre o assunto.





Nenhum comentário:

Postar um comentário