quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos/Carmen Bascarán e o Centro De Referência de Direitos Humanos do Estado do Maranhão Participam Da Campanha Da Fraternidade 2014


Aconteceu nos dias 08 e 09 de fevereiro, em balsas, no Estado do Tocantins a Campanha da Fraternidade 2014: Fraternidade e Tráfico Humano, que contou com a contribuição do CDVDH/CB e do Centro de Referência de Direitos Humanos/Maranhão. Estes foram representados por nossa Assistente Social e Coordenadora do setor de Assessoria Jurídica Brigida Rocha, que ministrou palestra sobre tráfico humano no trabalho escravo, para cerca de 50 pessoas.
Breve Histórico
Desde 2012 que o Centro de Defesa vem estreitando os laços com o tema do tráfico humano, que também é utilizado para abastecer o mercado do trabalho escravo. No ano referido, aconteceu o programa “Escravo nem pensar”,  onde o CDVDH/CB, juntamente à Radio ARCA FM 87,9, passaram a discutir o tráfico humano e sua ligação com o trabalho escravo. Nesta ocasião foram realizadas palestras na Vila Ildemar, alertando a população sobre o tema.
Este trabalho continuou no ano de 2013, com a participação do CDVDH/CB nas formações Estadual e Nacional realizadas pelo CNBB. Atualmente, o CDVDH/CB  vem contribuindo, atuando na Diocese de Imperatriz. As cidades de Açailândia)MA e Balsas/TO já foram contempladas com palestras sobre tráfico humano no trabalho escravo. A primeira contou com cerca de 100 e a segunda com cerca de 50 pessoas.

 Objetivo

Este contato do Centro de Defesa e Centro de Referência com a comunidade para tratar do tema  é de grande importância, visto que é dele surgem as propostas de atuação pessoal e comunitária para luta contra o crime de tráfico humano. A troca entre o Centro e a população que vivencia a situação é fértil. Nasce deste encontro formas e ideias de repressão e prevenção à esta violação dos Direitos Humanos. Importante destacar, ainda, que a maioria das sugestões e encaminhamentos são assumidos pela própria comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário