quarta-feira, 26 de junho de 2013

O uso do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) é uma excelente alternativa para famílias e empresas

A chegada do inverno é uma época em que o consumo de energia é fortemente influenciado pela ampla utilização dos chuveiros elétricos nas residências. Desperdiça-se uma eletricidade preciosa para um aquecimento que poderia ser feito por outras fontes. O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) mostra-se como uma das alternativas mais viáveis para garantir o aquecimento de água com praticidade e economia. O Brasil não pode ficar conhecido como a pátria dos chuveiros elétricos.
Estudo feito pela Universidade de São Paulo mostra que a substituição da eletricidade pelo GLP para o aquecimento do mesmo representa economia de 52% no Rio de Janeiro e de 40,2% em São Paulo. O GLP apresenta vantagens também para o aquecimento de água para pias, torneiras de cozinha e outros aparelhos, como máquinas de lavar roupa ou louça.
Vale ressaltar que o custo da infraestrutura para aquecimento de água com gás é bem mais baixo do que para montar o sistema de energia elétrica em edificações. Nesse aspecto, é fundamental destacar que, após montar a canalização para se levar o gás até o fogão, o que é imprescindível em qualquer residência, o custo para estender o abastecimento a outros pontos de água da cozinha, banheiro e área de serviço é residual.
O cálculo foi baseado nos preços dos materiais necessários para ampliar a rede básica de energia elétrica, comuns tanto para um prédio que utilize água do banho aquecida por gás ou energia elétrica. Logo em seguida, foram calculados os custos adicionais para levar o gás até o aquecedor e a energia elétrica até o chuveiro.
O Gás Liquefeito de Petróleo está presente em 56 milhões de lares brasileiros, atingindo 100% dos municípios. É mais barato, limpo e confiável.
Por Sergio Bandeira de Mello, presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) http://www.franciscocastro.com.br/blog/

Nenhum comentário:

Postar um comentário