quinta-feira, 20 de junho de 2013

Manifestantes invadem sede do governo Roseana Sarney e equipe da TV Mirante sai escoltada do local


Equipe de jornalistas do jornal O Estado, da TV Mirante e blogueiros ligados ao sistema Mirante de Comunicação, tiveram que sair escoltados do local após tentarem manipular as informações

Manifestantes protestam contra imprensa do Sarney
Cerca de 20 mil pessoas se reuniram para protestar contra a péssima qualidade da saúde e da educação do estado e contra a família Sarney, esta que comanda o Maranhão a quase 50 anos. 

Os manifestantes invadiram o Palácio dos Leões, sede do governo do estado. O local havia sido cercado pela Polícia Militar, para impedir as manifestações.

Houve confronto entre os manifestantes e a tropa de choque, os policiais que haviam cercado o Palácio dos Leões lançaram bombas de efeito moral contra os manifestantes. A tropa de choque cercou o local e o helicóptero do GTA começou a fazer voos baixos para causar medo aos manifestantes que estavam no local tentando dispersa-los. 

A equipe de jornalismo ligada a família Sarney, O Estado, TV Mirante, e blogueiros ligados ao sistema Mirante de Comunicação tiveram que sair do local escoltados. Ocorre que semelhante a Globo, os jornalistas estavam ali para tentar distorcer os fatos. Quando a Mirante começou a mostrar flash tentando boicotar a manifestação logo manifestantes começaram a se voltar contra a equipe que se retirou do local escoltada. 

Dois blogueiros ligados a família Sarney, que estavam noticiando os protestos em tempo real  foram ameaçados de lixamento,o motivo seria o fato de estarem manipulando as informações em suas paginas, tentando inclusive colocar a culpa do arrobamento da Ótica Maia nos protestantes. 

 Blog do Jorge Vieira
O movimento de protesto realizado no início da noite desta quarta-feira reuniu mais de 10 mil pessoas e foi recebido no Palácio dos Leões pela polícia da governadora Roseana Sarney. Os manifestantes, no entanto, não se intimidaram derrubaram a grades e gritaram palavras de ordem “fora Sarney”, “fora Roseana” e Sarney Ladrão devolve o Maranhão”.
Os manifestantes se concentraram inicialmente na Praça Deodoro, desceram a Rua Rio Branco, pegaram a Avenida Beira-Mar e se dirigiram à Praça Pedro II. No trajeto, um grupo orientado pelo deputado Roberto Costa (PMDB) tentou desviar a marcha para a Ponte José Sarney, mas a maioria rejeitou a manobra e manteve a caminhada rumo ao Palácio.
O prefeito Edivaldo Holanda, que se dispôs a receber os líderes do movimento, mandou retirar da frente da prefeitura as grades de ferro colocadas no local pela polícia da governadora. Livre das grades, a massa pode protestar contra corrupção no governo Roseana.
Embora o movimento de protesto não fosse contra a prefeitura, o prefeito Edivaldo Holanda e os secretários acolheram os manifestantes, atitude muito diferente da governadora que cercou o Palácio com a tropa de choque para impedir o movimento.
Os manifestantes não se intimidaram, derrubaram a cerca de Roseana e se concentraram em frente ao Palácio do Leões para protestar contra a corrupção no governo.
Enquanto manifestantes protestavam contra a corrupção no Maranhão, Roseana Sarney, pegou seus netos e foi assistir o jogo da seleção brasileira 

Foto: Liliane Cutrim/Imirante.
As ondas de manifestações que vem ocorrendo em todo o Brasil chegaram ao Maranhão, em São Luis milhares de pessoas se juntaram na Praça Deodoro e seguiram rumo ao Palácio dos Leões e La Ravardiere. Cerca de 10 mil pessoas fazem parte da manifestação o movimento intitulado "vem pra rua" está sendo realizado de forma pacifica.  
Os protestos são por melhorias no sistema de transporte coletivo, saúde, contra a corrupção e PEC 37 e por mais investimentos na 
Foto: Liliane Cutrim/Imirante.
educação e segurança.Alguns fatos isolados vem sendo usado por políticos que tentam boicotar a movimentação. 
Durante a manifestação, vândalos aproveitaram para saquear a Ótica Maia o episódio foi usado por políticos que quiseram jogar a culpa em cima dos manifestantes. Os participantes cerca de 10 mil pessoas mandaram a resposta de forma imediata e queimaram a bandeira de partidos que tentam se aproveitar da 
Foto: Liliane Cutrim/Imirante.
situação. Um dos partidos criticados duramente pelos manifestantes foi o PSTU. 
Além de São Luis, outras cidades do Maranhão aderiram ao movimento "vem pra rua" em Açailândia deverá ser realizado nesta quinta feira (20) manifestação contra a corrupção, abuso de poder, entre outros. A manifestação não possui ligação com políticos e organizadores garantem que será realizada de forma pacifica. 
Veja abaixo, cidades que aderiram a manifestação, local e horário.
Açailândia - Dia 20, às 10:00h, concentração na Praça do Pioneiro.
Imperatriz – Dia 20, às 18h na Praça de Fátima.
Bacabal – Dia 20, às 16h30, Praça Silva Neto
Timon – Dia 21, às 16h na praça Sao José, centro.
Carolina – Dia 22, às 16:00h, concentração em frente a câmara municipal da cidade.
Barra do Corda – Dia 22, às 14:00h na praça da rodoviária.
Bom Jardim – Dia 23, no Ginásio de Esportes o Pedrosão.
Rosário – Dia 23, às 09h, na Praça Benedito Leite.
Santa Luzia – Dia 24, às 08h no Alto do Guarim.
Presidente Dutra – Dia 29, às 16h no estacionamento do Clube dos Jovens.

Um comentário: