sábado, 22 de junho de 2013

O quanto a população brasileira apóia as manifestações que ocorrem por todo o País

É interessante saber o quanto a população apóia, até o momento, as manifestações e protestos que ocorrem por todo o Brasil. De acordo com uma pesquisa da CNT e do Ibope, feita a pedido da revista ÉPOCA, a maioria da população brasileira, 75%, apóia essas manifestações populares. No entanto, apenas 6% participaram dos protestos e 35% dos que não foram iriam. Essa pesquisa revelou a opinião dos brasileiros sobre os atos, sobre as atuais e futuras condições de vida no Brasil, sobre os políticos e eventos como a Copa do Mundo de 2014.
A pesquisa foi feita entre os dias 16 e 20 de junho em todas as regiões do Brasil (capital e interior). Foram 1008 entrevistas em 79 municípios. A margem de erro máxima estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os percentuais informados.
Apesar de a maior parte do povo brasileiro ser a favor dos protestos, 69% se diz satisfeita com sua vida atual e tem expectativas positivas sobre o futuro do país, 43%. Existe, entretanto, uma diminuição das expectativas. A mesma proporção de brasileiros (43%) está menos otimista com o futuro do que há dois anos.
Abaixo, apresento gráficos com os dados mais relevantes obtidos na pesquisa. (Para ver o gráfico no tamanho natural é só clicar sobre qualquer parte dele).
Elaboração da equipe da revista Época
A insatisfação com político também apareceu nos resultados. A presidente, prefeitos, vereadores, deputados e senadores receberam baixas notas de desempenho. Para 51% dos que apóiam os protestos, eles trarão poucas mudanças. Mesmo assim, a maioria afirma que não há meio melhor para cobrar melhorias do que ir para as ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário