segunda-feira, 24 de junho de 2013

MÉDICA MARANHENSE DESABAFA CONTRA O DESMANDO EM QUE ANDA A SAÚDE PÚBLICA E VIRA SUCESSO NO FACEBOOK



Indignada com o teor do pronunciamento da presidente Dilma Roussef, a médica maranhense Helma Maciel, residente em Pedreiras, fez um desabado no facebook, no sábado, 22/6. Em pouco tempo, o desabafo passou a ser compartilhado por inúmeros profissionais de medicina de todo o país.
Ela denuncia as condições precárias de trabalho de médicos, principalmente em cidades do interior.
“Os hospitais públicos estão caindo aos pedaços (e alguns caindo por inteiro até), saqueados pelo desvio de verba, pelas licitações fraudulentas, pela troca de favores, pelas obras superfaturadas que nunca terminam ou nem começaram, pela má administração do dinheiro publico! Hospitais sem elevador, centro cirúrgico, sem banco de sangue, sem estrutura e pessoal de laboratório, sem luva, sem gaze, sem dipirona, sem ambulância, sem raio x, sem tomografia, sem mamografia, sem CTIs, sem ultrassom”, diz Helma Maciel.

A médica vem recebendo a solidariedade de centenas de pessoas na rede social. Em tom de raiva, Helma manda um recado, curto e grosso à presidenta: “Então cale a boca senhora presidente! CALE A BOCA!!!”
Em sinal de protesto contra o pronunciamento da presidente, que está estimulando a importação de médicos cubanos, os profissionais da medicina vão paralisar suas atividades no próximo dia 03 de julho, em todo o Brasil, com concentração em frente aos Conselhos Regionais de Medicina.

Confira o teor do desabafo da médica Helma Maciel:

“Sou médica, mulher, brasileira, do interior e do nordeste, muito prazer,estudei muito, me sacrifiquei durante 6 longos anos, cursando medicina com uma filha recém-nascida, mas conseguí, tornei me medica!!!!

Então, eu herdei da presidente do Brasil (NAO ME REPRESENTA) a culpa de toda a corrupção do país. Sim!

Os hospitais públicos estão caindo aos pedaços (e alguns caindo por inteiro até), saqueados pelo desvio de verba, pelas licitações fraudulentas, pela troca de favores, pelas obras superfaturadas que nunca terminam ou nem começaram, pela má administração do dinheiro publico! Hospitais sem elevador, centro cirúrgico, sem banco de sangue, sem estrutura e pessoal de laboratório, sem luva, sem gaze, sem dipirona, sem ambulância, sem raio x, sem tomografia, sem mamografia, sem CTIs, sem ultra som... Emergências lotadas de pessoas com doenças agudas, doenças graves, com doenças raras, doenças contagiosas, um ao lado do outro, doenças crônicas que poderiam não estar tão graves se os postos de saúdes fossem mais bem equipados e (as equipes melhor remuneradas ) e assim pudesse cobrir a população.
Interiores, como os de onde eu sou, inóspitos, sem rodovias de acesso, sem serviço de referencia pra drenar os pacientes, com prefeituras caloteiras. sistema de saúde com enfermeiros trabalhando como zumbis, numa carga horária de escravidão por uma quantia que é desrespeitosa. Ambulâncias sucateadas em uso enquanto outras apodrecem sem atender uma pessoa sequer!
Estudar uma vida inteira, deixar tudo pra me dedicar á vida, não ter uma lei que me regulamenta, receber uma miséria, não ter horário de almoço ou sono, nem boas condição de trabalho e ainda ter que escutar esse seu pronunciamento???
Eu tô cansada, senhora presidente! Cansada de ver gente gemendo nas filas enormes enquanto esperam a sua vez. Cansada de ver gente morrer porque falta medicação nos hospitais. Cansada de ver idoso esperando ANOS por uma cirurgia. Cansada de ver mulheres darem à luz em corredores. Cansada de ver criança esquecida pelo sistema. Cansada de ver gente MORRER pelo descaso, senhora presidente!
A senhora já viu alguém pedir socorro e não pôde ajudar? A senhora já fez massagem cardíaca em criança pra salvar sua vida? A senhora já fez respiração artificial em quantas pessoas porque a energia faltou e o gerador do hospital não funcionou? A senhora, presidenta, já teve alguém morrendo em seus braços?
Então cale a boca senhora presidente! CALE A BOCA!!!
Não me venha falar que a culpa é minha!! Não venha iludir esse povo sofrido que não sabe o que é ser tratado no Sírio Libanês! Não venha falar pro povo que importar médicos de outros países sem o minimo de cuidado resolverá o problema do SUS, porque é MENTIRA! NAO FALTAM MÉDICOS, falta vergonha na cara da senhora e todo o legislativo que saqueia os impostos do povo para o uso indevido! Que faz copa "pra gringo ver" com o MEU imposto ! Agora não venha me falar que a culpa do SUS a sua ineficiência é por causa do medico e que importação é a solução! Não fale, senhora presidenta, porque a culpa é SUA!


Eu sou medica, brasileira, indignada, explorada, pago impostos (muitos) e estou cansada de ver gente morrer!!! E A CULPA NÃO É MINHA!!!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário