Lançado na semana passada, o site Ponte entrou no ar na madrugada desta quinta-feira, dia 26. O espaço se apresenta como um novo canal de jornalismo independente, com foco em Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos.  No texto de apresentação, o grupo de jornalistas envolvidos no lançamento diz que a Ponte “surgiu da convicção de que jornalismo de qualidade sob o prisma dos direitos humanos é capaz de ajudar na construção de um mundo mais justo”, e que o canal tem como objetivo “agendar o debate público, levar o Estado e a sociedade a buscar soluções para a desigualdade, a injustiça e a opressão”.
ponte
O site aposta em formatos diversos, com reportagens, ensaios, notícias e análises sempre girando em torno de abusos de autoridade e violações de direitos. No primeiro dia no ar, o site traz o depoimento de umaprofessora que levou um tiro de borracha na cara da Polícia Militar saindo do cinema em São Paulo, uma reportagem sobre como “com apoio da Fiesp, a Rota (Batalhão de Choque da PM de São Paulo) quer ser pop”, um guia para identificar policiais e como se portar no caso de ser abordado , um ensaio fotográfico da invasão do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro,  e um texto analítico sobre a alta letalidade da PM de São Paulo, entre outros.
Conta a favor do novo projeto a experiência dos profissionais envolvidos, muitos com passagens por redações de alguns dos principais jornais e revistas do país. Fazem parte do time de estreia Ana Paula Alcântara, André Caramante, Bruno Paes Manso, Caio Palazzo, Claudia Belfort, Fausto Salvadori Filho, Gabriel Uchida, Guga Kastner, Joana Brasileiro, Laura Capriglione, Luís Adorno, Maria Carolina Trevisan, Marina Amaral, Milton Bellintani, Natalia Viana, Paulo Eduardo Dias, Rafael Bonifácio, Tatiana Merlino, William Cardoso. O projeto tem apoio institucional da Pública.