sábado, 30 de novembro de 2013

CRIANÇA RESSUSCITA APÓS ATESTADO DE ÓBITO EM HOSPITAL NA CIDADE DE ITAPECURU - MA


Um caso inusitado aconteceu na cidade de Itapecuru, na manhã desta sexta-feira (29/11). Após criança de dez anos sofrer acidente e ser encaminhada ao hospital público Adélia Matos Fonseca, familiares receberam a notícia que a menina teria morrido, sendo que um atestado de óbito, comprovando que ela estava em coma e depois morreu, foi entregue aos responsáveis. Ao chegarem à pedra em que a criança estava supostamente morta, perceberam que ela se mexia, pois o saco onde estava fazia um barulho estranho. Os familiares socorreram a garota retornando ao médico responsável. 
Esta imagem é meramente ilustrativa 

Segundo o pai da vítima, Ivar Luz Lopes, o médico, identificado apenas como Dr. Sebastião, falou que a menina estava em coma e não resistiu. “Me sinto inconformado com essa atitude do médico e prometo que não vai ficar assim, mas primeiro vou cuidar da saúde da minha filha”, disse Ivar Lopes.

Ainda segundo Ivar Lopes o estado da menina é estável e vai continuar internada no mesmo hospital até receber alta. Familiares registraram o Boletim de Ocorrência na Delegacia Regional de Itapecuru. 

Trem da VALE atropela e mata criança de 13 anos no Maranhão


Buriticupu-MA - Dia (28/11/2013) por volta das 21:30 hrs um trem de carga atropelou e matou uma criança de 13 anos, Joel Gonçalves dos Anjos estacidenteudava na Escola Frei Caneca e fazia o 7º ano,  em Presa de Porco que é o maior povoado e o mais populoso do município de Buriticupu-MA, O povoado foi implantado em uma aria bem às margens do Rio Pindaré e a beira  da Ferrovia Carajás.
/As primeiras noticias dão conta que, o garoto morava com sua mãe e o padrasto, de acordo com vizinhos sua mãe horas antes do acidente havia batido nele por ter matado aula na escola no período da tarde, dai o garoto saiu de casa dizendo que iria para linha de ferro, e que iria se matar, essa informação não foi confirmada.
De acordo com o maquinista do trem da Vale quando o mesmo descobriu na curva que fica logo no início de Vila Pindaré viu algo rastejando no entre os trilhos, acionou a buzina, mas teve como evitar o atropelamento. Só por volta das 2:00 hrs da madrugada a equipe da Vale chegou pra fazer a remoção do corpo.

Policial da 5ª CIA Morre após Ataque epiléptico

  Açailândia – Morreu na noite desta sexta-feira (30), o Policial Militar Raimundo Nonato Moraes (35), o “R. Nonato”, que passou a fazer parte da corporação em 2001. Atualmente era lotado na 5ª CI de Açailândia.
Segundo familiares, R. Nonato que sofria de “Epilepsia”, por esse motivo já não era mais escalado para ir pras ruas, se limitando apenas aos serviços internos do quartel.
Ainda segundo a família, por volta das 20h de ontem (sexta-feira) ele teve uma crise, tomou remédio e foi dormir. Já manhã deste sábado (30) o mesmo que era evangélico tomou o café da manhã e foi orar, como acostumava fazer.
Depois de aproximadamente duas horas de joelhos, sua esposa achou estranho a demora e foi ver o que estava acontecendo, quando percebeu que o marido estava sem vida, desesperada a mesma ligou para o quartel comunicando o fato.
Após ser informado, o comandante da 5ª CI, major Eurico Filho e outros oficiais da Policia Militar foram até a residência do policial prestar suas condolências e apoio a família, da qual grande parte é São Luís.
O corpo do militar foi levado o instituto médico legal (IML) de Imperatriz de onde será liberado para a família.

Zezé Perrella (PDT) tem patrimônio invejável que o TRE desconhece

Primeiro suplente do senador Itamar Franco é rei das pastagens
Amália Goulart, do Jornal Hoje em Dia

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Assaltantes da Brasil Joias de Açailandia são baleados em Imperatriz após troca de tiros com a policia

Por volta das 15:00hs dois assaltantes foram baleados em troca de tiros com policiais do Serviço de Inteligencia da Policia civil, na Rua H Bairro Ipiranga, os dois estavam em um palio preto, ao perceberam que estavam sendo seguidos efetuaram tiros contra os policiais, na troca de tiros os dois foram baleados, Ezequiel Teixeira de Jesus levou um tiro no pé, Paulo de Caldas Santos foi alvejado com tiro no rosto.


Os dois foram socorridos pelo Samu para Socorrão onde estão foram de risco de morte, com eles foram encontrados duas pistola, uma 380 e outra . 40, a operação comandada pelo Delegado Thiago Bardal teve apoio de policiais federais e policiais Serviço de Inteligencia de Açailândia.




O tiroteio aconteceu em frente a casa da namorada de Paulinho, ao fazerem revista na casa na namorada foram encontrados um revolver calibre 38 e um pistola 380, a perseguição aos dois foi porque na tarde de terça feira eles fizeram um assalto a uma joalheria, a Brasil Joias em Açailândia, com os dois foram encontrados dois relógios levados do assalto.


No celular da namorada de Ezequiel tinha uma mensagem," Brasil Joias foi torada" os dois estão sob custodia da policia no Socorrão, as duas mulheres encontram presas na Regional de Segurança, os quatro serão autuados por formação de quadrilha e porte ilegal de        arma de uso restrito. 







Roseana promete em um mês o que não cumpriu em quatro anos

roseana-debate        Faltando pouco mais de um mês para finalizar o prazo de entrega dos 72 hospitais prometidos, depois que a governadora já chegou a citar o “Saúde é Vida II” no Encontro de Prefeitos, o governo, ao inaugurar apenas 29 dos 72 hospitais, comprova que essa será mais uma promessa não cumprida.
FONTE: Redação/Maranhão da Gente

Matemática indigesta
Faltando pouco mais de um mês para o final de 2013, a governadora Roseana Sarney agora enfrenta uma situação complicada perante a população. Apesar da propaganda oficial do governo anunciar que até 31 de dezembro todos os 72 hospitais do programa Saúde é Vida estarão entregues, apenas 29 foram inaugurados conforme relata matéria divulgada no jornal Folha de São Paulo.
Matemática indigesta 2
Restam 43 hospitais e um prazo de pouco mais de 30 dias para que sejam entregues e os outdoors que foram espalhados pela cidade não virem motivo de cobranças por parte da oposição e se transformem em uma  tormenta para o Palácio dos Leões. O prazo é curto e dificilmente será possível construir tantos hospitais em pequeno espaço de tempo.
Matemática Indigesta III
Se fosse somente a construção, mas ainda resta a questão dos equipamentos que precisam ser colocados nos hospitais e somente assim eles estarão prontos para serem entregues à população. O programa Saúde é Vida sob a batuta de Ricardo Murad, cunhado da governadora, vem recebendo uma gorda fatia do orçamento estadual, desde 2009, e a tendência é que em 2014 ainda seja usado como peça de campanha pela segunda vez desde que foi lançado.
Fora de cena
O Palácio dos Leões conta os dias para se ver livre do PT. Com a ida de Washington Oliveira para o TCE, Roseana Sarney pode renunciar ao cargo de governadora e abrir caminho para Luís Fernando Silva ficar no posto no próximo ano. O PT serve como aliado, mas somente para fornecer o tempo de TV e quem sabe indicar outro nome para vice de Luis Fernando, mas nada além disso. É este o recado do grupo político da governadora para o partido de Dilma.
Fora de cena II
As chances de assumir mesmo que por pouco tempo o governo do Estado foram descartadas pelo PT maranhense. O comando da legenda no estado, mesmo sob protestos da militância, preferiu pavimentar o caminho para Luís Fernando Silva sentar na cadeira de Roseana Sarney e fazer a campanha na condição de governador. Limitado a poucos espaços dentro da aliança com o PMDB resta ao partido se contentar com a ida de um integrante da legenda para o TCE. Assim, o PT fica cada vez mais com o status de aliado perfeito para o PMDB de Roseana Sarney.

Imagens confirmam que Gleide Santos usou máquinas da prefeitura em reforma de fazenda

Além de um processo que pedirá a cassação de seu mandato, Gleide Santos poderá ser presa, pelo crime de peculato.

Fonte Atual7
Há exatamente uma semana, a prefeita do município maranhense de Açailândia, Gleide Lima Santos (PMDB), passou a viver à base de calmantes, após uma matéria publicada com exclusividade pelo Atual7, dando conta de que a gestora teve uma de suas propriedades, a ‘Fazenda Copacabana’, alvo de uma ação de busca e apreensão pela justiça.casa grande
A notícia fez com que a prefeita demonstrasse sinais de descontrole em uma rádio local, ao ponto afrontar o Ministério Público do Maranhão (MP/MA), em especial os juízes de Direito da Comarca de Açailândia, que investigam Gleide Santos pelo uso de máquinas pertencentes ao municípios, além de prestadores de serviço da prefeitura, para o benefício próprio. Alegando perseguição e ‘fuxico’, a peemedebista desafiou que fossem apresentadas provas de que tenha utilizado os bens da prefeitura em sua fazenda.
Imagens e vídeos obtidos com exclusividade pelo Atual7 atendem ao pedido da prefeita. Registros feitos na primeira semana de outubro mostram que a patrol, a retroescavadeira e as caçambas não encontradas pela justiça no dia da bfazenda 3usca e apreensão estiveram reformando a fazenda ‘grande e cheia de boi’ de Gleide Santos, por vários dias.
As máquinas e veículos foram utilizados pela prefeita de Açailândia para serviços de empiçarramento da estrada que corta toda a extensão do local, além da construção de um açude e de uma área de lazer. Pelos menos 16 vídeos, comprovando o crime, foram anexadas ao processo.
A reportagem antecipa ainda uma nova informação que será protocolada ao processo, nesta sexta-feira (29), pela promotora de Justiça Glauce Mara Lima Malheiro, titular da 1ª PJ/Açailândia. Durante todo o dia de ontem (26), foram ouvidos os funcionários da prefeitura que estiveram trabalhando na reforma da fazenda. Todos confirmaram a realização das obras na ‘Copacabana’.fazenda 2
A PROVA DO CRIME Outra caçamba da Prefeitura de Açailândia, que deveria estar sendo usada na Zona Rural do município, mas foi flagrada na fazenda de Gleide.
Também ontem, a procura-geral de Justiça, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, esteve em Imperatriz. Segundo informações apuradas pelo Atual7, ela reuniu-se com os promotores de Açailândia, devido às declarações de afronta de Gleide Santos ao MP/MA. Ficou decido que, dentre outras coisas, uma nota de repúdio será emitida contra a prefeita.cural da gleide
Com a comprovação, além que enfrentar um processo que pedirá a cassação de seu mandato e a suspensão de seus direitos políticos, Gleide Santos poderá ainda ser presa, pelo crime de peculato, por uso impróprio de bens públicos, que é inafiançável e prevê pena que pode chegar à 12 anos de prisão.

MPF dá parecer contrário e MRV pode voltar para a ‘lista suja’ do trabalho escravo

Subprocuradora geral da República aponta que mandado de segurança que suspendeu a inclusão no cadastro não se sustenta. STJ recebe pedido para que decisão seja revista
Por Daniel Santini |





Trabalhadores resgatados em Curitiba dormiam no chão. Fotos: Divulgação/MTE



O Ministério Público Federal encaminhou nesta terça-feira (26) ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) parecer contrário à suspensão da inclusão da construtora MRV no cadastro mantido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pela Secretaria de Direitos Humanos de empregadores flagrados explorando escravos, a chamada “lista suja”. A retirada da empresa da relação foi determinada pela ministra Eliana Calmon em 30 de janeiro, contrariando decisão anterior tomada pelo ministro Felix Fisher, que é presidente do STJ. A MRV foi incluída no cadastro este ano devido a um flagrante de escravidão na construção do Edifício Cosmopolitan, em Curitiba (PR), onde 11 trabalhadores foram resgatados em 2011.
A solicitação para que o MPF se posicionasse foi feita em 19 de junho, após o Ministério do Trabalho e Emprego questionar a suspensão da empresa no cadastro. A subprocuradora geral da República, Denise Vinci Tulio apontou, em seu parecer, problemas graves na maneira como a ação foi estruturada. Segundo o parecer, o mandado não poderia ter sido julgado pelo STJ, já que a decisão de inclusão de nomes no cadastro não é de competência do ministro da pasta, mas sim do secretário geral de Inspeção do Trabalho. O STJ é responsável por julgar atos de ministros, mas não decisões técnicas  de caráter administrativo tomadas por funcionários públicos.  O documento ressalta a importância de se ”evitar o indevido alargamento da competência originária do Superior Tribunal de Justiça”.
Junto ao parecer, foi incluído nesta quarta-feira (27) pedido de agravo regimental, um recurso para que a decisão seja revista. O posicionamento do MPF com críticas ao mandado de segurança e o pedido de agravo podem fazer com que a MRV volte à “lista suja”.  Ao tratar do tema, a subprocuradora geral da República indicou a jurisprudência existente sobre o tema e fez críticas a tentativa da MRV de forçar a exclusão do cadastro na Justiça. ”O trabalho escravo configura odioso desvirtuamento do Estado de Direito, principalmente em época de valorização da dignidade da pessoa humana e da função social da propriedade. A legislação obriga a Administração a punir com rigor o trabalho escravo e a informar à sociedade sobre a sua ocorrência, por meio de mecanismos como o cadastro de empregadores”, aponta o documento.
A “lista suja” serve como parâmetro para financiamentos de bancos públicos e transações comerciais das empresas signatárias do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo. As empresas incluídas no cadastro não conseguem obter novos financiamentos junto ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal. A MRV conta com recursos públicos em obras em todo o país e a reinserção na lista fez suas ações despencarem no primeiro dia de pregão na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). O MPF critica a maneira como a construtora forçou a saída da lista questionando sua legitimidade. ”A impetrante [MRV] pretende, pela via transversa do ataque ao cadastro de empregadores, impugnar o Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, o que não pode ser objeto do presente”, diz o parecer.
Trabalho escravo e a MRVConfira as obras onde aconteceram flagrantes
• Condomínio Beach Park  Americana (SP)
63 resgatados em 2011
• Residencial Parque Borghesi Bauru (SP)
5 resgatados em 2011
• Edifício Spazio Cosmopolitan Curitiba (PR)
11 resgatados em 2011
• Parque Fontana D’Itália Contagem (MG)
6 resgatados em 2013 
Reincidência e dumping social 
A MRV já foi flagrada por trabalho escravo quatro vezes desde 2011 (veja quadro ao lado) e incluída na “lista suja” em duas ocasiões diferentes, uma no ano passado e uma este ano. Tanto em 2012 como agora, recorreu ao Superior Tribunal de Justiça para suspender a inclusão. A decisão anterior que beneficiou a construtora foi tomada em setembro de 2012 pelo ministro Benedito Gonçalves. Ao todo, 85 pessoas foram resgatadas da escravidão trabalhando em obras sob responsabilidade da empresa. Todas as quatro em que os flagrantes aconteceram foram financiadas com recursos públicos.
Principal construtora de habitações populares do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, a MRV anunciou que obteve nos nove primeiros meses deste ano lucro líquido de R$ 423 milhões e receita líquida de R$ 2,9 bilhões – mais do que os R$ 2,8 bilhões obtidos no mesmo período no ano passado. Em poucos anos, a construtora tornou-se uma das principais do setor no país. O crescimento acelerado, no entanto, vem sendo marcado por críticas de desrespeito a direitos básicos dos trabalhadores e ações judiciais. Este ano, a construtora foi condenada pelo Justiça do Trabalho a pagar R$ 6,7 milhões em função de irregularidades encontradas na fiscalização que resultou no primeiro flagrante de escravidão envolvendo o grupo. Deste valor, R$ 4 milhões por danos morais, R$ 2,62 milhões de multa pelo descumprimento de liminar deferida em janeiro de 2012 e R$ 100 mil por dificultar o andamento do processo e da fiscalização.
No ano passado, o Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu representação apontando “dumping social” e solicitando para a Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça (SDE/MJ) abertura de procedimento administrativo para apuração de infrações que envolvem a empresa no âmbito do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Na época, o procurador Rafael de Araújo Gomes, responsável pela ação, apontou que a conduta da empresa caracteriza-se pela “prática de infração da ordem econômica através da supressão maciça, em larga escala, de direitos trabalhistas, com a consequente obtenção de expressiva redução do custo do trabalho e, portanto, de vantagem arbitrária sobre a concorrência”.
Repórter Brasil tentou ouvir a empresa sobre o parecer do MPF, mas não obteve retorno.

MP fará vistoria e avalia suspensão de obra no estádio do Corinthians

Promotor diz que bombeiros encontraram 50 irregularidades na obra.
Estrutura caiu sobre arquibancadas e matou dois funcionários em SP.

Kleber Tomaz e Roney DomingosDo G1 São Paulo
101 comentários
Após o acidente que deixou dois funcionários mortos nesta quarta-feira (27) na construção do estádio do Corinthians, na Zona Leste de São Paulo, o Ministério Público Estadual (MPE) informou que fará uma vistoria no local e exigirá laudos da Polícia Técnico-Científica para avaliar se irá pedir a Justiça a paralisação da obra do estádio da abertura da Copa do Mundo de 2014.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP), o 65º Distrito Policial, Artur Alvim, vai investigar as causas do acidente com mortes na Arena Corinthians. O caso deverá ser registrado nesta quarta-feira (27) na delegacia, que já enviou policiais ao local para iniciar as investigações.
Além do acidente, o promotor José Carlos de Freitas, da Promotoria de Habitação e Urbanismo, disse que outro motivo para vistoria é um documento recente do Corpo de Bombeiros que reprova o projeto de segurança contra incêndio do estádio.

Freitas falou ao G1 que a vistoria que fará com o Corpo de Bombeiros já estava programada por conta de um relatório que havia recebido da corporação, que listou 50 irregularidades apontadas na construção do estádio em relação à segurança.
De acordo com relatório do Corpo de Bombeiros, o estádio não tinha, até 29 de outubro, aprovação do "Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio". Segundo documento ao qual o G1 teve acesso, a razão foi a "morosidade" na correção de "inconformidades" constatadas no projeto técnico.
Além da vistoria, um laudo técnico terá de ser feito pela perícia da Polícia Técnico-Científica para avaliar se esse tipo de acidente compromete a estabilidade do estádio e a segurança do futuro frequentador"
Autor
Mas agora, devido ao acidente que não tinha relação com o projeto, ele também irá analisar a possibilidade de barrar ou não a continuidade da construção do estádio. “Por causa desse acidente com mortes, a Promotoria vai checar se vai paralisar as obras ou se dará continuidade a elas”, disse o promotor José Carlos de Freitas, que foi informado pela equipe de reportagem sobre o acidente que matou funcionários.
Segundo o promotor, a vistoria que pretende realizar na companhia dos bombeiros na Arena Corinthians deverá ocorrer nas duas próximas semanas.

“Esse tipo de acidente com mortes inspira caracterização de acidente do trabalho. Isso interessa ao Ministério Público. Além da vistoria, um laudo técnico terá de ser feito pela perícia da Polícia Técnico-Científica para avaliar se esse tipo de acidente compromete a estabilidade do estádio e a segurança do futuro frequentador”, disse o promotor Carlos de Freitas. “Se isso ocorrer, a obra terá de ser paralisada para que seja adequada”.
Mapa estádio Itaquerão (5) (Foto: Editoria de Arte/G1)
Indagado se irá pedir a suspensão temporária das obras até a conclusão da vistoria e dos laudos, o promotor respondeu que não pensa em fazer isso no momento. “Se houver risco, o estádio não pode ser inaugurado com esse risco em potencial. Tem que ter laudo dizendo que esse tipo de acidente não abalou a estrutura.”
Ainda de acordo com o Ministério Público, esse é o primeiro acidente que ocorre no canteiro de obras da Arena Corinthians. “Fui há cinco meses fazer uma vistoria no local e vi uma placa que informava que o número de dias sem nenhum acidente grave na obra registrado no local. Infelizmente não é o que ocorreu agora”, disse Carlos de Freitas.

Sobre as 50 irregularidades apontadas pelo relatório do Corpo de Bombeiros a respeito da segurança contra incêndios, a Promotoria informou que recebeu o documento na última sexta-feira (22). “Os bombeiros fizeram uma vistoria no local e detectaram inconformidades do projeto técnico de segurança contra incêndio. Eles fizeram a vistoria no dia 29 de outubro”, disse Carlos de Freitas. “Os bombeiros alegaram que há morosidade na correção dessas irregularidades”.

Segundo o promotor, as irregularidades vão desde questões “consideráveis” a “pequenas.” “Se tratam de inconformidades das escadas de incêndio, saídas de emergências etc, que terão de ser adequadas pela parceria Odebrecht e Corinthians”.

Dutos
A construtora Odebrecht finalizou em abril de 2012 o trabalho de relocação dos dutos da Transpetro, subsidiária da Petrobras, que passam pelo terreno onde a arena é erguida. Esse era um dos maiores entraves à construção do estádio. A operação foi avaliada em R$ 30 milhões. Segundo a construtora, também já foram removidos os dutos antigos e construída a linha de fibra ótica que monitora os dutos. O Ministério Público Federal exigiu que os empreendedores pagassem pela obra.
Segundo a Odebrecht, todo o sistema foi previamente testado e aprovado pela Transpetro e os dois dutos, de 22 e 24 polegadas já operam normalmente. Os tubos estão em novo caminho, mais distante da arena, mas dentro do mesmo terreno, para evitar que o avanço das obras do estádio afetem as tubulações.
A Agência Nacional de Petróleo autorizou a Transpetro, subsidiária da Petrobras, a construir a realocação dos dutos Osvat 22 e Osvat 24 em um trecho de aproximadamente 800 metros. Com 22 polegadas de diâmetro, o Osvat 22 é destinado ao transporte de derivados de petróleo claros e tem vazão máxima de 500 metros cúbicos por hora.
O Osvat 24, com 24 polegadas de diâmetro, é destinado ao transporte de derivados de petróleo escuros e tem vazão máxima de 700 metros cúbicos por hora. A tubulação transporta produtos claros como gasolina e querosene de aviação e óleo combustível entre os municípios de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, e São Caetano do Sul, no ABC.
A autorização dada pela ANP é válida até 27 de maio de 2016, conforme o prazo estabelecido pela Licença Ambiental de Instalação emitida pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) em 27 de maio.

Em 2010, Carlos de Freitas foi responsável por uma ação civil pública que ameaçou paralisar as obras da Arena Corinthians. Ele pediu à Justiça que o Corinthians devolvesse à Prefeitura de São Paulo o terreno onde quer construir o seu estádio, atualmente ocupado pelo centro de treinamento do time alvinegro.
A área, com mais de 200 mil metros quadrados e que fica próxima à Avenida Jacu Pêssego e à estação de Metrô Corinthians-Itaquera, foi concedida ao clube paulistano em 1988 para ser usufruída por 90 anos. Segundo o promotor Freitas, em contrapartida, o Corinthians se comprometeu a construir um estádio em cinco anos, mas isso não foi cumprido dentro do prazo estabelecido.
Após isso foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que permitiu que as partes envolvidas fizessem contrapartidas. “O Corinthians, por exemplo, ficou de fazer obras sociais no entorno”.



Kleber Tomaz e Roney DomingosDo G1 São Paulo