A pedido da Organização Internacional do Trabalho (OIT), conhecidos atores brasileiros se somaram a uma campanha global para sensibilizar a população contra o trabalho infantil, que hoje atinge 168 milhões de crianças em todo o mundo, de acordo com a OIT. Somente no Brasil são 3,4 milhões de crianças e adolescentes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010.
O Brasil tem como meta erradicar as piores formas de trabalho infantil até 2016, seguindo uma meta global definida pela OIT que determina a erradicação completa do trabalho infantil até 2022. A meta foi reafirmada no início deste mês em Brasília, durante a III Conferência Global Sobre Trabalho Infantil.
Participaram da campanha “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”, da OIT, artistas como Wagner Moura, Camila Pitanga e Gilberto Miranda (confira o vídeo abaixo). A nível mundial, outros nomes conhecidos da música e de Hollywood – como Cher, Susan Sarandon e Tim Roth – também engrossaram a campanha da entidade, que conta com um programa que contribuiu para liberar três milhões de crianças em todo o mundo.