quarta-feira, 15 de maio de 2013

Parabéns aos assistentes sociais do Brasil pelo seu dia



Hoje, 15 de maio, se comemora o dia de um profissional muito importante em difundir a igualdade de oportunidade e zelar pelo o bem estar dos que precisam de ajuda. Me refiro ao Assistente Social. Em 15 de maio de 1891, o Papa Leão XIII publicava a Encíclica “Rerum Novarum”, apresentando ao mundo católico os fundamentos e as diretrizes da Doutrina Social da Igreja. Era a primeira Encíclica Social já escrita por um Papa e, arcava o posicionamento da Igreja frente aos Graves problemas sociais que dominavam as sociedades européias. Para os assistentes sociais europeus, a Encíclica publicada naquele dia 15 de maio, trazia um conteúdo muito especial em razão de muitas mazelas que existiam naquela época naquele continente. Assim, o enfoque social que parte da Igreja trazia se encaixou perfeitamente nas prerrogativas inerentes ao esse profissional tão importante.
Aqui, no Brasil, o Serviço Social foi criado em 1936, derivado de grandes personalidades da Igreja Católica no País, que inspirados na Doutrina Social da Igreja então enriquecida pela Encíclica Social redigida pelo Papa Pio XI e publicada no dia 15 de maio de 1931 em comemoração aos quarenta anos da “Rerum Novarum”. Dessa forma, a profissão cresceu sob a forte inspiração e influência da Igreja. Até meados dos anos 1960, a área de assistência social no Brasil tinha como base a “Doutrina Social”.
Não resta dúvida que o assistente social é o profissional que trabalha e busca o bem-estar de toda a sociedade e faz o máximo para que as pessoas desgarradas da sociedade por qualquer motivo ou causa sejam reintegradas e possam gozar de todos os benefícios e direitos que qualquer indivíduo possuem.  A sua atuação é significativa e muito ampla. O assistente social atua onde for preciso que haja orientação, ajuda e qualquer outro tipo de ação que leve as pessoas a terem  uma vida mais saudável em todos os aspectos.
 Em todas as áreas que o assistente social exerce a sua profissão faz-se necessária a sua atuação para amenizar o sofrimento de alguém. O assistente social leva o amor, a esperança e o atendimento de demandas tão importantes quanto difíceis para boa parte de nossa população.
O assistente social pode atual em todas as áreas e nas grandes empresas ajudando a quem precisa. Tanto em uma pequena comunidade como em um órgão público ou organização não governamental ele faz a diferença nas vidas dos que necessitam de alguma coisa. Tanto no setor público, que emprega 80% desses profissionais, quanto na iniciativa privada, o assistente social deve ser respeitado, incentivado e ajudado em sua luta pela melhora de vida das pessoas.
 Vivam os assistentes sociais do nosso Brasil!!   Francisco Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário