sexta-feira, 10 de maio de 2013

Marin na presidência da CBF constrange o governo diaente das nações democráticas


Por Wadih Damous, presidente da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB
O Brasil não merece, às vésperas do campeonato mundial de futebol, continuar tendo como dirigente da CBF e do Comitê Organizador da Copa alguém que contribuiu, com os seus discursos políticos, para o brutal assassinato do jornalista Vladimir Herzog, durante a ditadura militar. Este é, acredito, o sentimento de todos os cidadãos que lutaram pelo restabelecimento da democracia e que ainda choram pelos familiares mortos, desaparecidos e torturados pela repressão.
José Maria Marin bem poderia ter a coragem de dar de presente aos torcedores brasileiros sua renúncia ao cargo. Os discursos resgatados pela Comissão da Verdade de São Paulo, proferidos por ele à época em que era deputado pela Arena, são claríssimos ao requerer providências contra a “comunização” da TV Cultura, da qual Herzog era diretor. Dias depois, o jornalista foi morto nas dependências do DOI-Codi.
A permanência de Marin à frente da CBF indigna a sociedade e é motivo de constrangimento para o governo perante as nações democráticas que virão ao nosso país participar da Copa do Mundo. Como explicá-la?
Melhor seria que ele fosse para casa, e que se aproveitasse sua saída para fazer na CBF uma grande festa da democracia, banindo práticas inaceitáveis que deslustram nosso esporte mais querido.
Para começar, a gestão desportiva deve ser regulada pelo Estado, para que sejam coibidas as negociatas e instituída a transparência administrativa em nossas instituições. Nesse sentido, está em tramitação no Congresso a Proposta de Emenda Constitucional 201/2012, conhecida como PEC Dr. Sócrates. Vamos apoiá-la.
E para coroar a festa, o Engenhão deve ser rebatizado como Estádio João Saldanha — este, sim, um brasileiro que honrou seu país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário