quarta-feira, 15 de maio de 2013

Com menos armas de fogo com a população haveriam menos crimes de morte no Brasil


Com a aprovação do Estatuto do Desarmamento e a convocação da Campanha do Desarmamento imaginava-se que a violência iria diminuir significativamente no Brasil. Na verdade, após da entrada em vigor da lei orgânica sobre armas de fogo e a entrega voluntária de armamentos, teve-se uma queda bastante significativa nos números de homicídios em todas as regiões do País. Mas por que atualmente temos um número alarmante de crimes contra a vida?
Qualquer pessoa de sã consciência e que não esteja ligada a interesses de armamento sabe que quanto mais armas entre civis e se as instituições não punem com rigor os criminosos (como é o caso do Brasil), mais se tem assassinatos. Ao longo dos dez anos em que existem critérios mais rígidos para a compra de armas, o nosso País conseguiu melhorar a quantidade relativa de assassinatos. No ano de 2003, existiam 28,9 assassinatos para cada 100 mil habitantes, atualmente essa relação está em torno de 20,3/100 mil, no entanto ainda é o dobro do que é considerado aceitável pela ONU.
Mesmo com várias restrições, o número de registro de armas tem aumentado significativamente no Brasil nos últimos anos. Há dez anos eram registradas cerca de 7 mil por ano; mas, infelizmente, tem havido um aumento muito grande do número de registro. No ano passado, o foram registradas 31,5 mil, sendo que dessas, 18.900 foram para a população civil.
 Mesmo havendo um certo controle por parte das autoridades, existe um grande risco a existência de armas nas mãos de uma pessoa civil que não seja altamente controlada. Mas, mesmo que a pessoa que possuam uma arma seja extremamente controlada, existem outros riscos. Um dele é que a maior parte das armas pertencentes às quadrilhas do crime organizado do país são desviadas do mercado legal. Atualmente, no Brasil, existem cerca de 8 milhões de armas legais; a estimativa é que exista outro tanto na clandestinidade. Das mais diferentes formas, as armas de fogo são os meios mais utilizados para se cometer homicídio no Brasil. Mais de 70% dos crimes de morte praticados aqui o são utilizando-se desse tipo de instrumento.
 Dada a dinâmica da nossa sociedade e os números que a violência nos mostram todos os dias, é mais que razoável rever a lei que rege o armamento no Brasil. Não podemos ficar reféns dessa criminalidade que nos deixa amedrontados e com medo sempre que sairmos de casa, muitas vezes não temos paz e tranqüilidade nem mesmo quando estamos no aconchego do nosso lar. Não se pode dar oportunidade à violência, devemos fazer de tudo para dificultá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário