domingo, 19 de maio de 2013

Com baixo crescimento na produtividade o Brasil terá pouco crescimento na sua economia


Não resta nenhuma dúvida o quanto é fundamental a produtividade na definição da riqueza e bem estar de uma nação, de um país e do povo. O melhor meio de se adquirir riqueza e elevar a riqueza de um país é aumento a produção que cada trabalhador consegue produzir utilizando o mesmo tempo de antes. Isso é conseguido por meio de treinamento dos trabalhadores, aumento no nível e na qualidade de ensino, na incorporação de novas tecnologias e melhoras nas máquinas e equipamentos. Além disso, é preciso que haja melhoras em outros fatores como a legislação, os meios de locomoção e instituições eficientes e sólidas.
Infelizmente, o Brasil apesar de ter apresentado melhoras significativas nos últimos 15 anos, ainda restam muitas coisas a ser feitas para que possamos lograr obter resultados nos mais diferentes ramos de nossa economia em termos de aumentos significativos de produtividade dos fatores de produção. Elevar a quantidade e qualidade de produtos e serviços produzidos por trabalhador e equipamento a cada período de tempo é o que a nossa sociedade deve sempre buscar. Porque somente assim é possível que os nossos trabalhadores tenham aumento de salário e as empresas tenham aumento de seus lucros sem que isso possa resultar em desequilíbrio e gerar inflação e desemprego.
Definitivamente o Brasil tem falhado nessa busca. O País tem estagnado no aumento de sua produtividade nas últimas três décadas. Na década de 1980 o aumento na produtividade foi em média de 1,35% ao ano. Na década de 1990 houve uma queda 1,0% ao ano em média. Já na década de 2000 houve um aumento de 0,9%, na média de cada ano. O crescimento da economia ocorrido na última década foi determinado pela inclusão de dezenas de milhões de pessoas no mercado por meio de políticas sociais de diferentes tipos. No entanto, essa fase de incorporação de pessoas nessa magnitude, ou próximo dela, acabou. A única forma que nos resta para levar o País ao crescimento sustentável é por meio do aumento da produtividade.
 A comparação com do nível de produtividade atual do Brasil a de outros países mostra que estamos muito aquém do que se poderia considerar desejável. Por exemplo, um trabalhador brasileiro em média produz vinte mil dólares em riqueza por ano enquanto que um trabalhador norte americano produz em média cem mil dólares por ano. Isso mostra porque a renda média dos Estados Unidos é cinco vezes maior do que a do Brasil. Os alemães trabalhando somente 38 horas por semana e com 40 dias de férias por ano são quatro vezes mais produtivos do que os trabalhadores brasileiros.
Para mudar essa situação é necessário que o Brasil passe a fazer com mais ênfase o que necessita para elevar o nível de produtividade dos nossos trabalhadores. A elevação da qualidade e do nível da educação é algo que já está sendo feito, mas só isso não resolve. É preciso que ocorra mais que urgentemente um aumento significativo no nível de investimento em máquinas e equipamento e em infraestrutura além de uma legislação mais apropriada para uma economia menos burocrática e instituições mais ágeis e eficientes. Enquanto isso não for feito ficaremos apenas esperando a nossa vez que nunca chegará.      http://www.franciscocastro.com.br/blog/

Nenhum comentário:

Postar um comentário