sexta-feira, 1 de março de 2013

Você agrega valor com seu trabalho?


                                       Seu trabalho tem valor para a empresa?          O certo é que você certamente agrega valor em seu trabalho. Temos cada um de nós uma função dentro da organização. A questão talvez seja qual valor você agrega dentro da organização. Então você sabe qual o valor você agrega?

Na organização podemos ver vários níveis diferentes de atuação. E diferentes pessoas que se encaixam em diferentes funções. Sua forma de agir te guiará para encontrar a seu espaço dentro da organização. As empresas estão de olho em qual contribuição você dá para ela.  O certo é que quase sempre não pensamos seriamente em qual é a nossa real contribuição no ambiente de trabalho. Às vezes todos simplesmente fazemos o que temos de fazer sem refletir sua real contribuição pelo todo.

Algumas funções exigem do profissional um perfil operacional, profissionais que apresentam uma contribuição bem especifica na realização das atividades da empresa. Alguns alem de operacionais tem uma gama de conhecimento técnico. Esses colaboradores agregam valor através do seu conhecimento seja qual for a área. Esse colaborador normalmente é um solucionador de problemas dentro de sua área e esfera de conhecimento. Suas ações são baseadas no conhecimento técnico e dentro daquele terreno de atuação. Essas pessoas tendem a dominar os conhecimentos relativos à sua área de atuação.

Também existem as posições de liderança. Os gerentes fazem parte dessa equipe. A contribuição deles é a de conduzir o time à vitória. Nem sempre necessariamente ele será o melhor em atividades específicas, mas a intenção é que ele consiga organizar sua equipe de forma que cada um possa tirar seu melhor e assim gerar resultados para a empresa. O gerente precisa entender de tudo um pouco em seu departamento e principalmente guiar sua equipe no caminho certo. Esses profissionais têm como característica desenvolver uma boa comunicação, uma comunicação que transmita clareza nas expectativas e objetivos.

Logicamente que em estruturas maiores observa-se diretores, presidentes e outras funções com outras especificidades, assim como em estruturas menores o empreendedor pode ser o responsável por tudo.

O que quero chamar a atenção com esse tema é o seguinte. Caso não tenha pensado sobre esses aspectos ainda que comece a pensar qual valor você está agregando à empresa em que você trabalha. Indico que essa é uma ótima oportunidade para começar a pensar. Pense. Qual a real contribuição que você dá a empresa onde trabalha? Será que você é um colaborador diferenciado daqueles que todos sentirão sua falta se você sair? Quais características mais são exigidas de você? De sua função? Da função que você deseja? Pensando sobre essas coisas você conseguirá direcionar suas ações de forma a agregar valor de forma adequada com sua posição e se preparar para a posição que deseja alcançar em sua carreira.

O chamado aqui é para que você saia um pouco do piloto automático e pare 
para pensar pelo menos um pouco como você agrega valor e como pode se desenvolver de forma a proporcionar um retorno maior no seu trabalho. Isso é bom para a empresa e é bom para você. Eu te chamo para refletir, que tal?

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