segunda-feira, 4 de março de 2013

Transgressões nas mais diversas áreas do poder denunciam comportamentos tipicamente sociopatas


Por Fernando Scarpa, psicanalista  
A sociedade brasileira atravessa mais uma peste na sua história de descaso com a saúde pública. Além da dengue, vivemos uma epidemia de doença mental, no caso, a sociopatia. Popularmente e juridicamente, mais conhecida como o famoso 171. As instituições de produção de saúde mental, bem como o Ministério da Saúde, poderiam intervir, oferecendo ajuda profissional.
Transgressões nas mais diversas áreas do poder denunciam comportamentos tipicamente sociopatas. Desprezo às normas sociais, falta de respeito aos sentimentos alheios, cinismo, egocentrismo, baixa tolerância a frustrações, dificuldade de aprender com as punições e a mania de levar vantagem, deliberadamente, sobre o próximo são aspectos significativos dessa patologia.
E você me pergunta: doença mental pega? Pega, e como pega! Vivemos em um cenário sociopolítico com mil transgressões por segundo. Se o Estado, papai e mamãe transgridem, por que não eu? Com certeza, pensam assim crianças e adultos sem limite. De mansinho, o cidadão vai mijando nas ruas, furando filas — e até em amigos íntimos aplica golpes — numa moral e ética elásticas, sem delimitação das fronteiras entre o mínimo aceito, o correto e o ilícito.
Mas como se nortear diante do modelo de um Estado transgressor? Complicado! O ideal é não se deixar corromper nunca! Claro! Romântico? Com certeza! Os governantes e o Judiciário, com sua antiga demora em julgar processos, incentiva ações como a “lei do vale a pena”, sem punição. E o cidadão vai apostando na demora da Justiça e na impunidade.
Nessa geleia geral, transcorrem os dias dessa nova epidemia subjetiva, com a qual vamos aprendendo a engolir a pizza, que é como tudo acaba. Ela é mental, contagiosa, vem se proliferando ao longo dos anos e, graças à mídia e à tecnologia, é cada dia mais divulgada e, por desgraça, banalizada. Doença mental pega! E como pega! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário