sábado, 9 de março de 2013

Tomar decisões: se estiver escuro a coisa pode ficar preta.


                                                                         Um ser humano esta tomando decisões a todos os momentos desde a hora de acordar até a hora de dormir. É impossível ficar sem tomar decisões. Nas empresas acontece a mesma coisa. Ao tomar decisões há sempre considerações dos prós e dos contras. Essa consideração mesmo que subjetiva e empírica acontece o tempo todo.

Imagine que vá passar por um local e responda: o que é melhor, passar por ele na escuridão total ou diante da luz?  Como fica melhor para escolher por onde passar e como passar? Então, o que você pensa? No escuro nada se vê e cada passo que se dá é uma surpresa. Os passos são lentos e quando se tropeça primeiro vem a dor e depois você muda sua direção. Na claridade você consegue enxergar todos os obstáculos pela frente o que permite definir qual é o melhor caminho e como transpor os obstáculos por vir.  Isso permite que haja tempo hábil para que seja feito uma analise que por sua vez possibilita também fazer uma melhor escolha dentre as possíveis.

Essa é uma questão crucial na tomada de decisão financeira. Saber o que vem pela frente é crucial para trazer melhores resultados. Por isso fazer um planejamento e uma projeção das finanças é extremamente oportuno para melhorar o desempenho financeiro da sua empresa.

Imagine a empresa em um momento de déficit no caixa. O mais provável é que a empresa se sujeite a um capital com custo maior. Quando a necessidade bate a porta de um lado a empresa fica mais vulnerável e do outro o financiador aumenta seu risco. Essa combinação é perfeita para aumentar a taxa de retorno exigida pelo financiador o que é péssimo para a empresa. Essa combinação de necessidade e risco entre as partes que negociam aumentam as chances de um capital mais oneroso. A empresa para manter suas operações se sujeita a soluções financeiras mais caras. Saber com antecedência permite que a empresa procure os recursos quando a situação ainda esta controlada e ela ainda está com fôlego o suficiente para procurar, negociar e fazer a captação menos onerosa possível.

Fica a dica: projetar o cenário é essencial para que a empresa  não caia no buraco que ela poderia ter tampado com antecedência. Escolher com o que você vai tampar o buraco é muito melhor do que tê-lo que tampar com o único produto que te oferecerem. Sem opção de escolha pode entrar em cena a questão da demanda, oferta e risco. Sem opção pode restar apenas o produto mais caro. Então, vamos ficar de olho no futuro? (Yuri Gonçalves Campos)

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