sexta-feira, 1 de março de 2013

O que você pensa do seu salário?




Salário para o trabalhador é a fonte que o proporciona a realizar objetivos no decorrer da vida. Você já parou para pensar em seu salário? Certamente que sim. Afinal de contas não pensar nele parece impensável para qualquer trabalhador. O ponto é o que você anda pensando sobre seu salário? Você acha que deveria ganhar mais por que você vale mais do que te pagam? Você pensa que o trabalho que você faz merece melhor remuneração? Quem sabe você só pense que deveria ganhar mais para viajar mais e aproveitar mais.

O que acontece é que vivemos em uma sociedade capitalista. Sendo assim o mais natural é que dia ou outro alguém estará pensando sobre essas coisas. Alguns mais e outros menos. Essa é uma inquietação que parece natural diante dos quereres do ser humano, já que o dinheiro é a fonte que proporciona cada um a pagar pelo que precisa. E que eu saiba o dinheiro para o trabalhador normalmente vem do salário.

De certa forma o ser humano desde que começou a viver em sociedade começo também a segmentar as atividades. Distribuir funções e dar atribuições diferentes aos membros não é uma revolução atual. Desde que convive em sociedade o ser humano tem uma necessidade de contribuir com a sociedade. Atualmente o trabalho uma dessas formas e contribuição e o salário é uma recompensa de um trabalho que, afinal de contas, você faz para a sociedade.

A principal ideia por trás do capitalismo é a de recompensa financeira para 
prestação de serviço para sociedade. Essa é a base do nosso atual sistema. O salário passa então na estrutura do capitalismo a funcionar como um intermediador para utilização do trabalho de terceiros. A utilização do dinheiro provido do trabalho em forma de salário nos serve como meio para pagar pelo trabalho do próximo. Vendo pelo lado humano serve como forma de recompensarmos outras pessoas pela utilização de serviços prestados delas para conosco.

O salário pode significar muita coisa diferente para cada pessoa. Muitos pensarão que é a compensação financeira que a empresa te dá por seu trabalho prestado. Outros dirão que é a sua parte no lucro da atividade da empresa. Mas claramente podemos perceber que não é tão simples assim. Afinal essa remuneração depende de muitas outras coisas como oferta e demanda. Afinal de contas na maioria das vezes você não ganha mais com o aumento do lucro da empresa ou se trabalhar mais do que seu colega de trabalho que ocupa cargo similar.

Alguns procuram aumentar seus rendimentos através de horas trabalhadas, já outros esperam ser recompensados em troca do “tempo de casa”. Alguns pensam que podem melhorar o seu salário através de uma maior produtividade e outros procuram estudar mais e assim cada um procurará um jeito de receber um salário maior. O problema é que nem sempre o salário estará ligado ao seu valor.

O salário está diretamente ligado a lei da oferta e da demanda. Você sabe qual é o produto? É a sua mão de obra. Diante disso podemos observar que o salário tende em sua normalidade a ser definido para função e não para o colaborador. Assim nem sempre ele dependerá diretamente do produto (colaborador) e sim do mercado.

É importante entender que há forças externas que interferem no valor do seu salário. Isso permite compreender melhor que às vezes não é um curso a mais que vai lhe render, em curto prazo, uma maior remuneração. Esse curso lhe renderá conhecimento pode te deixar mais preparado e pode sim fazer diferença no seu salário a depender do que você produza através das novidades que aprendeu.

Diante disso as vezes você pode realmente valer mais do que te pagam, mas o salário afinal de contas depende de oportunidades. Às vezes você pode esperar ansiosamente por uma promoção, por um salário melhor e talvez todos saibam que você mereça, mas a promoção só acontecerá se uma oportunidade realmente aparecer dentro ou fora da empresa.

Cabe a cada um sempre estar batalhando para ser melhor do que é. O resultado pode não ser momentâneo, mas com o tempo ele tende a surgi de acordo com as oportunidades que surgem. É importante saber que nem sempre ele estará ligado ao seu valor, mas sim a função que você ocupa e as condições de mercado.

Uma coisa é fato: se você não tem uma condição especial de ter nascido em família rica, ter muito, mas muito dinheiro na conta. O salário é o que paga pelo trabalho e lhe permite viver e sonhar. As oportunidades existem e cabe a você ficar de olho nelas. Mãos a obra e muito sucesso para você. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário