segunda-feira, 18 de março de 2013

Diálogos pelo Maranhão com Dino e Simplício lota câmara de Açailândia e Itinga para discutir o Maranhão



image
Açailândia - O movimento "Diálogos pelo Maranhão", reuniu nesta manhã de sábado, em Açailândia, para mais uma rodada de discussão com a população e lideranças locais sobre os problemas mais urgentes do Estado. Estiveram presentes alem de Dino, os deputados estaduais Carlinhos Amorim e Bira do Pindare e o deputado federal Simplicio Araujo.
As reuniões, além de discutir os fatores que levaram ao atraso sócio-econômico do imageEstado, também, tem por finalidade colher subsídio para a elaboração de um futuro plano de governo do presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdo).
O projeto; que tem os objetivos baseados em três eixos: Democracia, Desenvolvimento e Igualdade; se propõe a discutir os problemas enfrentados pelo Maranhão com a finalidade de encontrar soluções para as reais necessidades do povo maranhense. Encabeçado por Flávio Dino (PCdoB), o “Diálogos pelo Maranhão”, conta com o apoio de deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores, líderes comunitários, sindicais, partidários, religiosos e cidadãos civis que desejam a mudança de verdade para o Estado do Maranhão.
Em sua fala Simplício Araujo, destacou os problemas enfrentados na saúde de Açailândia e do estado do Maranhão, Simplício defende um novo pacto federativo, que redivida o dinheiro do Brasil favorecendo os municípios onde o povo mora e os problemas acontecem.
Simplício fez questão ainda de defender a duplicação da BR 222 do centro de Açailândia ao polo industrial PEQUIA, uma vez que diariamente pessoas morem em acidentes dado o volume de trafego no local, imageo que demonstra a força econômica da cidade. Por isso precisa ser melhorar cuidada recebendo investimentos do governo do estado e federal para melhorar ainda mais a vida do povo.
A 15km de Açailândia, o assentamento Califórnia é símbolo das lutas do Movimento Sem Terra no Maranhão. A produção para subsistência da população local é o foco central do trabalho naquela região, que foi visitada no primeiro final de semana do Movimento Diálogos pelo Maranhão.
A reunião de trabalhadores rurais com representantes dos Diálogos aconteceu com a troca de experiências sobre agricultura familiar e reforma agrária no Maranhão. A reivindicação dos moradores do assentamento Califórnia é pelo crescimento da produção agrícola na região. A contrapartida do poder público seria a garantia da comercialização da produção da área.
Morador da região, o professor José Luiz indicou a necessidade de um governo que tenha sensibilidade com as causas camponesas. “Nossa comunidade tem crescido, mas somente a partir de muitas lutas de nossa parte,” relatou.
Para Flávio Dino (PCdoB), a atenção aos produtos do campo e à agricultura familiar deve ser uma das prioridades de um governo preocupado imagecom o desenvolvimento de cada região. “Hoje o governo gasta apenas 0,5% do orçamento com agricultura. Isso é uma total assimetria, já que temos a maior população rural do país,” informou Flávio.
O apoio à comercialização da produção do assentamento Califórnia e de demais comunidades agrícolas do estado seria um passo fundamental para o desenvolvimento regional.
O deputado Bira do Pindaré (PT) lembrou que no Maranhão existem mais de 900 assentamentos que precisam do apoio do poder público no incentivo à produção local. “Aqui, vocês são um símbolo de lutas do povo maranhense. Foi com o esforço de vocês que o assentamento Califórnia se tornou realidade,” frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário