sábado, 9 de março de 2013

Capitalismo: desenvolvimento, vantagens e algumas coisas que nunca mudam.


                                           O desenvolvimento não diminui horas de trabalho, diminui sim o numero de trabalhadores.

Muito, muito tempo atrás as pessoas trabalhavam o suficiente para sobreviverem. Homens iam caçar e mulheres cuidavam do lar. Com uma maior organização da sociedade aparece a escravidão e desenvolvi-se com o tempo o capitalismo. Na revolução industrial era como o famoso ditado: trabalho é mato. Os colaboradores seguiam rígidos horários que exigiam sacrifício sobre humano. Do jeito que era faltava tempo até para comer e dormir.

O mundo evoluiu muito de lá para cá. Agora nós, aqui no Brasil, já temos uma jornada de trabalho que corresponde somente a um terço do dia com direito a descanso na semana, mas o capitalismo cria escravos e muitos trabalham mais do que essas 44 horas semanais. Nesse tempo todo o que aconteceu e acontece é que as pessoas foram ou são forçadas, as vezes figuradamente e as vezes literalmente, a trabalhar arduamente para sobreviver.

Marx esperto que era falou sobre o exercito de reserva que viu na época dele. Convenhamos que até hoje esse exército está por aí. Muitas pessoas sem emprego lutando para sobreviver. As vezes conseguem e as vezes não. O capitalismo parece a única solução para uma vida harmoniosa em sociedade. Será? O capitalismo estimula cada um a correr atrás dos seus interesses, motiva cada um a trabalhar um pouco a mais para a sociedade.

O capitalismo trás o desenvolvimento dos meios de produção de seja La o que for. Tudo se desenvolve porque as pessoas têm o interesse de crescer e para isso estão sempre procurando melhorias e descobertas para comercializar. Não da para negar que o capitalismo é um impulsionador para o desenvolvimento do homem, mas fica claro que a pobreza e a fome mostram claramente que essa formula ainda é defeituosa.

Uma coisa é fato, assim como nossos antepassados começaram amolar pedras para facilitar suas vidas hoje o homem continua criando cada vez mais para diminuir o trabalho. Pensando como o sociólogo italiano Domenico De Masi parece ser tão estranho como tudo se desenvolveu. O homem inventa melhorias para diminuir o esforço do trabalho, mas ao mesmo tempo mantém uma carga de trabalho que poderia ser bem menor. A verdade é que essas tecnologias que serviriam para diminuir nossa carga de trabalho na verdade às vezes funcionam apenas como forma de diminuir a quantidade de pessoas que trabalham. Isso é capitalismo. Aí a grande contribuição do capitalismo no nosso desenvolvimento vertiginoso. A idéia é sempre avançar em busca da vantagem competitiva.

Em uma sociedade perfeita todos trabalhariam e com isso sobraria mais tempo livre para todos. As invenções serviriam para diminuir a quantidade de horas que cada homem trabalha para a sociedade. Essa é uma idéia interessante para o crescimento das pessoas, pois assim sobraria mais tempo para cada um de nós sermos o que realmente deveríamos ser.

Essa é uma realidade que não sobrevive com o capitalismo. Podemos até imaginar, mas viver parece ser uma coisa bem distante da realidade. Esse mundo em que todos têm oportunidades de trabalhar e todos têm mais tempo para desenvolver seu “eu” fica só na imaginação de quem vive no atual mundo capitalista de economia globalizada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário