sexta-feira, 15 de março de 2013

Aluno de Açailândia é destaque em reunião do Consed na capital do Estado



Divulgação/ Seduc


Foto: Lauro Vasconcelos
SÃO LUÍS - Uma experiência educativa exitosa foi apresentada pela escola Lourenço Antonio Gallette, do município de Açailândia, durante a I Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), nesta sexta-feira (15), no Praia Mar Hotel, em São Luís. Foram três projetos expostos pelo aluno Bruno Silva Coelho, do 3º ano do ensino médio: “Limpeza da escola - uma questão de cidadania”; “Biblioteca escolar - lugar de oportunidade” e “Reforço escolar na deficiência da aprendizagem”.
Bruno Silva Coelho destacou a mobilização a presença dos alunos na execução dos projetos. "Tiveram a participação efetiva dos alunos e de toda a comunidade escolar. No projeto de limpeza da escola foram criadas lixeiras com material reciclável, espalhadas por todo ambiente escolar; e no de reforço escolar, os estudantes com dificuldades de aprendizagem foram preparados por seus próprios colegas a superar suas necessidades. Já no da biblioteca foi bastante significativo o despertar dos alunos para a importância da leitura sentida por uma maior freqüência na biblioteca", explicou.
"Agradeço ao secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, e a equipe da secretaria pela oportunidade dada para desenvolver experiências inovadoras financiáveis, que levaram nossos alunos a serem protagonistas de suas próprias ações dentro da escola e com isso fortalecendo a educação de qualidade”, enfatizou a gestora da Unidade Regional de Educação (URE) de Açailândia, Maria Luiza Oliveira Vieira.
A URE de Açailândia apresentou 54 projetos à Seduc, distribuídos em 15 escolas de 8 municípios. Para a coordenadora dos projetos, Neiva Antunes, a escola deve desenvolver pratica pedagógica que leve o estudante a melhorar seu índice de aprendizagem. "É preciso elaborar projetos e fazer o monitoramento para saber se, de fato, a ação esta chegando ao foco principal do ensino, que é o aluno”.
Ao encerrar o evento, o secretário-adjunto das URES da Seduc, Fernando Tadeu Lima, destacou os projetos educativos. "Observei o quanto é importante o empenho do secretário Pedro Fernandes em executar o programa CRIAR que veio com o propósito de financiar, por meio das caixas escolares, as ações educativas das escolas, contribuindo para melhoria da qualidade do ensino”.
Hoje as escolas públicas estaduais, por meio de seu corpo técnico e pedagógico, podem criar e encaminhar projetos para as Unidades Regionais de Educação (UREs) que os selecionam e enviam para a Seduc, que por meio do Programa CRIAR financia depositando recursos por meio das caixas escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário