terça-feira, 5 de março de 2013

Além da cultura do estelionato político, agora tentam nos impingir nova modalidade de estelionato esportivo


Por Siro Darlan, Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e Membro da Associação Juízes para a Democracia 
O Departamento de Estado dos Estados Unidos mantém o programa Fullbright Fellowship, que dá a seleto grupo de profissionais que se destacam em suas áreas a oportunidade de mostrar para o mundo suas habilidades e qualidades. O professor N. Jeremi Duru desenvolveu programa de inclusão racial e social nos esportes norte-americanos que pode nos levar a uma sensível preparação, para, enquanto sociedade, sediar os grandes eventos esportivos que acontecerão no Rio.
 O episódio de Oruro envolvendo os torcedores do Corinthians não nos credencia para essa honraria. A violência não é compatível com os esportes, uma vez que a prática exige que se respeite a máxima do “mens sana in corpore sano”. Ora, levar armas e objetos de agressão aos estádios afasta os verdadeiros desportistas, transforma as arenas esportivas em campos de guerra e inibe a presença de crianças e idosos, que têm iguais direitos às práticas esportivas e não podem delas serem excluídos por elementos que não respeitam a convivência respeitosa e harmoniosa que o esporte proporciona.
Ficou pior a emenda que o soneto: o fato de se tentar atribuir a um jovem de 17 anos a responsabilidade pelo crime passou falsa impressão de impunidade que não existe nem nas leis bolivianas e muito menos nas brasileiras. O jovem, se o incidente tivesse acontecido no Brasil, deveria ser preso e processado, podendo, em caso de comprovação de sua culpa, ficar privado da liberdade por um prazo de até 3 anos. 
Essa também é a lei boliviana. Contudo, essa farsa, que torna o episódio ainda mais grave, não colou nem para as autoridades bolivianas, que continuam as investigações, sem se importar com a comédia que tentaram encenar utilizando a pseudo impunidade de um jovem, nem por qualquer pessoa minimamente desenvolvida.
Como se não bastasse a cultura do estelionato político, agora tentam nos impingir nova modalidade de estelionato esportivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário