segunda-feira, 18 de março de 2013

A ineficiência no sistema político vem de muito tempo. Mesmo nos últimos governos a situação continua a mesma de antes


                                                           Desde a posse de Fernando Henrique o Brasil tem pouco mudado a política econômica e o jeito de se fazer gestão e a política propriamente dita. Ou seja, passaram oito anos do governo FHC, oito anos do governo LULA e mais de dois anos do governo Dilma, mas o sistema político e de governo continua praticamente o mesmo. Tiveram algumas poucas mudanças, principalmente após o governo LULA nas áreas sociais, mas isso o FHC já vinha iniciando, embora em menor monta. 
Nos últimos 18 anos Brasil viu sempre a mesma prática política passando pelo fisiologismo, pela ganância, pela vontade de sempre querer mais para si próprio e para o seus e o povo quase sempre ficando em segundo ou terceiro plano. A gestão política do sistema é feita por profissionais altamente gabaritados com várias dezenas de anos de experiência que sabem muito bem os atalhos para sempre obter mais e melhor.
 Os governos de da época dos militares existiam esse tipo de política na qual muitos espertalhões ganharam muito dinheiro às custas da miséria de milhões de brasileiros. Não era divulgado em razão da forte censura em que os meios de comunicação estavam sofrendo. Até mesmo no período de transição, que pode-se incluir até o governo de Itamar Franco, houve presença forte de aproveitadores do poder. Nesse período, até 1994, teve também crises fortíssimas com altas taxas de desemprego e inflação muito alta que, de certa forma, ajudava a dissipar alguns vestígios de corrupção (pelo menos em parte).
 Nos últimos governos, onde o sistema democrático estava consolidado teve-se de forma sistemática a prática da regra “é dando que se recebe” nos altos escalões do governo onde partidos com fome voraz de cargos e poder tenta conseguir o máximo possível para os seus grupo. O governo com, as mãos atadas, fica refém desses partidos para que não fiquem sem apoio no Congresso Nacional. 
 É verdade que todos que são eleitos para o poder executivo possuem as melhores intenções, mas quando chegam ao poder a história é diferente. Os obstáculos são imensos, as dívidas muito grandes, os juros e outros compromissos consomem boa parte dos recursos arrecadados e ainda existem os sanguessugas que querem consumir boa parte do que será destinado para atender a demanda do povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário