quinta-feira, 14 de março de 2013

A criminalidade assusta a todos, os assassinatos mais ainda. O Brasil é um País extremamente violento


                                                               Recentemente, o Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela) e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), é a generalização da violência divulgaram o Mapa da Violência 201 que traça o nível e o perfil da violência, notadamente no Brasil. Esse estudo, coordenado pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, revela dados extremamente preocupantes com relação á segurança pública no nosso País. Mesmo tendo apresentado algum progresso, os números são estarrecedores. Embora a situação seja mais dramática em grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo, outras regiões também sofrem muito com a disseminação da violência. 
O número médio de homicídios no Brasil configura-se como uma epidemia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), regiões com mais de 10 assassinatos anuais para cada 100 mil habitantes podem ser consideradas como vivendo uma situação epidêmica. A média do Brasil é 20 assassinatos por 100 mil habitantes. Mas existem muitas cidades e estados que possuem um número muito maior que isso. Por exemplo, o estado de Alagoas, que em 2010 chegou uma taxa de 55,3 homicídios por 100 mil habitantes.
 Não existe exagero quando se diz que estamos vivendo uma epidemia de homicídio, basta observar que o número de homicídios no Brasil entre 2004 e 2007, que foi de 147.373, foi bem próximo do número de mortos em 12 dos maiores conflitos armados do mundo no mesmo período, que foi de 169.574.
 Nos dez anos compreendidos entre 2001 e 2010, houve um grande aumento de assassinatos por arma de fogo em boa parte dos estados do Nordeste. Por exemplo, o Maranhão teve um aumento de 344,6% nesse período. Nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará e Paraíba, os aumentos foram superiores a 200%. Exceto o estado de Pernambuco, que teve uma redução de 27,8%, todos os estados daquela região sofreram com o aumento da violência mais cruel e perversa que é a prática de assassinato.
 De acordo com o estado, entre os principais fatores responsáveis por essa situação de criminalidade no Brasil, está a facilidade de acesso a armas de fogo. Estima-se que existem 15,2 milhões em mãos da população, dos quais apenas 6,8 milhões são registradas. Um outro fator que contribui é a “cultura da violência”, que leva um grande número de pessoas a cometer homicídio por motivos fúteis – brigas, ciúmes, conflitos entre vizinhos, desavenças, discussões, violências domésticas, desentendimento no trânsito, entre outros. 
Pode-se somar a isso a impunidade existente no Brasil, que acaba por estimular a criminalidade. O estudo estima, com base em várias outras pesquisas, que o índice de desvendamento de homicídios é ridículo, estando entre 5% e 8%. Muito diferente do que é verificado em outros países. Por exemplo, nos Estados Unidos é de 65%, na França é de 80% e no Reino Unido é de 90%.      Por  Francisco Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário