quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Veja quem são os responsáveis que podem melhorar o nível da qualidade da educação no Brasil


A deficiência do Sistema Educacional Brasileiro é objeto de muitos debates, discussões dos mais diferentes tipos, níveis e teor, inclusive com muitos trabalhos acadêmicos. Praticamente, todos concordam que o nível de educação no Brasil é deficiente e está muito aquém do que deveria está para formar pessoas e profissionais capacitados a exercerem suas funções de forma bastante satisfatória. Apesar de haver certa concordância sobre o diagnóstico de sérios problemas na educação brasileira, as causas desses problemas tem proporcionado divergências entre os especialistas e nas pessoas que se dizem especialistas. 
Os atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem no Brasil possuem, cada um deles, uma parcela de culpa, algumas significativas. O corpo docente, os estudantes, os dirigentes das escolas e faculdades, o governo (tanto no financiamento quanto na fiscalização e punição dos que não cumprirem determinadas metas) e a própria sociedade que deve cobrar cada vez mais ensino de qualidade e quantidade adequada para a população brasileira. Cada uma dessas partes pode contribuir muito com a melhora do nível do ensino no País, por meio ações que esteja ao alcance de cada uma delas. Não se deve polarizar do problema somente nos professores e nos estudantes. 
Os professores podem contribuir muito com o nível de ensino aplicando com a maior eficiência possível as técnicas aprendidas e os conhecimentos adquiridos ao longo de toda a sua formação, inclusive com formação e aprimoramentos contínuos elevando cada vez mais a capacidade de levar conhecimentos e formação para os estudantes. Ao mesmo tempo, tudo isso deve ser dado com amor, dedicação, ética e respeito aos alunos. 
Aos estudantes cabe estudar com dedicação, respeitar os professores, interessarem por aprender cada vez mais e nunca se contentar somente com o que é passado na sala de aula. Ao mesmo tempo, é preciso que sempre buscar obter o máximo possível da escola ou da faculdade em termos de conhecimento e aprendizagem. Cada estante deve tratar tantos os colegas e professores como respeito, ética e sempre deve ser solícitos no atendimento de cada demanda deles, caso seja possível. O estudante também é o responsável pela qualidade da instituição de ensino. 
Os dirigentes das instituições de ensino são responsáveis por uma série de fatores que podem ser muito importantes para a melhora do nível de ensino. Em primeiro lugar, devem fazer com que a instituição tenha material e estrutura suficientes ao pleno funcionamento sem nenhuma inadequação, sendo possível utilizar todos os meios necessários a um bom ensino e a uma boa fixação de aprendizagem. Em segundo lugar, os professores, estudantes e empregados em geral devem ter metas claras e objetivas e totalmente passíveis de serem alcançadas sempre visando a melhora do ensino. Em terceiro lugar, os profissionais devem fazer o que possuem mais aptidão, devem fazer o que fazem de melhor. 
O governo (federal, estaduais e municipais) deve cuidar com financiamento, preparação de grade curricular mínima e fiscalizar com todo o rigor o cumprimento de todas as metas traçadas pelos órgãos públicos responsáveis pela formação de nossos estudantes. Tudo isso deve ser feito de forma contínua, sistemática e com o máximo rigor possível. Nunca se deve tolerar a incompetência, a ineficiência e os resultados abaixo do adequado. O governo deve cumprir o seu papel na área da educação porque é nessa área que os nossos profissionais responsáveis pela elevação da produtividade, da renda e da riqueza do País são formados. 
Resta à sociedade cobrar com veemência todos os responsáveis mencionados acima para que não tenhamos que lamentar, comentar, dizer e falar sobre a péssima qualidade no ensino em geral no Brasil. O nosso País merece muito mais, merece ser reconhecido como uma País de excelência também na qualidade de ensino tanto nas escolas e faculdades públicas quanto nas do setor privado. Se todos fizerem a parte que lhes cabe, teremos educação com muito mais qualidade e pessoas com formação muito melhor do que temos atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário