sábado, 12 de janeiro de 2013

O sonho de ser dono de um negócio pode ser mais facilmente realizado por meio de franquias


 O ano de 2013 já começou e muitos desejos que acalentam as mentes e os corações de muitas pessoas há muito tempo ainda não se realizaram. A verdade é que seja por falta de oportunidade ou de iniciativa aquele desejo continua como estava, não andou um centímetro. O primeiro passo para se concretizar um desejo é ir adiante, dar o primeiro passo, iniciar. O desejo por mais complexo ou simples que seja precisa de iniciativa, de meter a cara e não ter medo. Seja fazer aquela viagem dos sonhos, comprar a casa própria, fazer aquele curso no exterior, casar, trocar de emprego, abrir um negócio próprio é hora de colocar no papel as metas para o novo ano e estabelecer estratégias para atingir esses objetivos. 
Muitas pessoas possuem objetivos que envolvem projetos que estão engavetados há muito tempo, como, por exemplo, o sonho de ter o seu próprio negócio. Por mais que a pessoa tenha traços de empreendedorismo em sua personalidade, como sede por inovação, autonomia de suas ações e saiba assumir riscos, é comum que alguns empecilhos dificultem que o sonho se torne realidade. Os obstáculos apontados com mais freqüência são as exigência burocráticas, falta de apoio financeiro e as incertezas que o segmento do negócio pode apresentar. 
Em razão dessas e de outras dificuldades, muitos empreendedores iniciantes, e muitas vezes até mesmo pessoas que já tiveram ou possuem outros negócios, estão optando por atuar em franquias. Esse modelo de negócio oferece segurança para quem quer empreender, visto que trata-se de um negócio já testado anteriormente, oferecendo riscos mínimos, em relação a um negócio novo que não possua nenhuma retaguarda, e dando todo suporte para quem não possui experiência para operar uma empresa. 
O franchising é um tipo de negócio que permite ao empreendedor trabalhar com uma marca que já é conhecida, com produtos já definidos e testados no mercado, além dos riscos serem reduzidos devido a todo tipo de suporte, treinamento, orientações e vários outros tipos de ações que ajudar o franqueado em seu cotidiano. A rede é responsável pelo treinamento dos funcionários que o franqueado vai contratar e auxilia na seleção dos colaboradores. Outro respaldo oferecido pela franqueadora é o apoio na área de marketing, logística e estoque, auxiliando o empreendedor sobre como ele deve se organizar e se programar para realizar a manutenção do mix de produtos comercializados pela marca. 
No sistema de franquia, os empreendedores gozam de assistência tributária, que é uma área que mais amedronta os investidores em negócio próprio. Isso, evidentemente, constitui-se em um diferencial muito importante. Para poder oferecer um bom retorno sobre o investimento, com boas margens de lucratividade, as empresas franqueadoras estudam e definem o melhor regime tributário para cada tipo de negócio. Se for abrir um negócio próprio, dificilmente, o empreendedor terá essa ajuda se não pagar um bom dinheiro para algum escritório de contabilidade conceituado. 
Então é hora de seguir em frente e ir em busca de alcançar aquele tão sonhado desejo de ser dono do próprio negócio, de ser o próprio patrão e também ser patrão de muitas outras pessoas. É claro que em razão da grande quantidade de marcas e empresas que estão atuando no franchising, o empreendedor possui diversas opções de segmento para atuar, podendo optar por um segmento que tenha maior afinidade ou um certo conhecimento de mercado. A dica é: busque atuar naquela área em que tenha mais afinidade, que goste mais, que tenha prazer. Se fizer isso, terá grandes chances de ser muito bem sucedido e se tornar um empresário de sucesso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário