sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

EXCLUSIVO!!! Vereador Sergiomar pode ter os votos anulados e perder o mandato.



Com a cassação do diploma do vereador do PSDB será feito novo cálculo do coeficiente eleitoral e pode haver mudanças na lista de eleitos em 2012. E no caso da vacância do cargo, quem assumirá no lugar de Sergiomar?

PA060019
Açailândia – Nos Rincões espalhados por esse “Brasilzão” de Meu Deus as possibilidades de manipulação das eleições municipais são múltiplas. A competição política muitas vezes restringe-se a uma disputa entre elites concorrentes, que possuem um controle amplo sobre segmentos inteiros do eleitorado como foi o caso das eleições de Açailândia, de um lado uma campanha riquíssima, tanto majoritária, como proporcional, de outro uma campanha com recursos parcos. Mas ao mesmo tempo, os atores políticos, principalmente os eleitores desenvolvem um senso crítico aguçado para detectar essas deficiências do processo eleitoral em todas as suas variações e acabam dando uma resposta nas urnas.
Entre essas deficiências podemos citar o amplo uso da máquina governamental para favorecer candidatos, e a influência ilícita do poder econômico sobre as eleições ou manipulações referente à administração das eleições.
Na eleição majoritária o eleitor de Açailândia, disse nas urnas que não bastava o poder da máquina administrativa e os rios de dinheiro, jogado nos dias que antecederam as eleições e no próprio dia do pleito, no entanto, nas eleições proporcionais prevaleceu, a exceção de um caso ou outro, os vultosos recursos financeiros de alguns candidatos – tem candidato a vereador que chegou a gastar cerca de 1 milhão de reais na campanha – como fazer pra recuperar esse dinheiro se o salário de uma parlamentar na chega a 10 mil reais?
Alguns candidatos abastados foram flagrados na tentativa de burlar o processo eleitoral no município, como foi o caso do vereador Sergiomar Santos (PSDB), sobrinho do ex-prefeito Ildemar Gonçalves – o vereador agora poderá ter o seu diploma cassado e há qualquer momento perder o seu mandato eletivo.
Relembre o caso (clique aqui)
GEDC0711
Após uma denúncia anônima, a Polícia Militar flagrou o crime eleitoral dentro de uma empresa prestadora de serviços para prefeitura municipal de Açailândia. Na batida policial foram apreendidos bastante dinheiro, camisetas amarelas e uma grande quantidade de material de campanha (santinhos casados de Sergiomar e Élson Santos). (Foto).
A empresa alegou que o dinheiro seria para pagamento de funcionários, no entanto, acompanhado do dinheiro seria entregue aos funcionários um vasto material de campanha, caracterizando crime eleitoral praticado pelo então candidato.
Na ocasião, o Promotor Público Leonardo Tupinambá também foi acionado e se dirigiu até a delegacia do 1º Distrito Policial (foto), onde pôde constatar de perto a denúncia da prática criminosa.
Processos
digitalizar0001
Tramita na 71ª Zona Eleitoral de Açailândia, concluso ao juiz eleitoral Dr. André Boges Pereira Santos, na data de ontem (17/01), às 14h00min, uma ação de investigação judicial eleitoral de captação ilícita de sufrágio nº 59915/2012, que poderá culminar com a anulação dos 2.103 votos conquistados por Sergiomar Santos.
Tramita também na 71ª Zona Eleitoral o processo nº 87109/2012 com movimentação no último dia 15/01/2012 que pede a cassação do diploma do vereador Sergiomar Santos.
Enfim, a compra de votos, modalidade da corrupção eleitoral freqüentemente comentada na mídia, denunciada amplamente aqui neste Blog e que questiona a legitimidade do sistema representativo está mais uma vez nas mãos da justiça eleitoral.
Mas o eleitor deve estar se perguntando: “Se caso Sergiomar for Cassado, quem assumirá a vacância do cargo”?
O blog está refazendo todos os cálculos, e olha que não são nada fáceis, e traremos em nossos próximos post’s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário