domingo, 6 de janeiro de 2013

Edson Lobão na ONU: Ontem processado por irresponsabilidade, hoje escolhido como como conselheiro da organização



                                                                                   
Em 2001, a ONU processou o Maranhão. Motivo: A inoperância do estado na apuração das mortes de 47 crianças entre 9 a 14 anos em São Luis, um dos governadores processados pelaONU  foi Edson Lobão que agora foi escolhido para ser conselheiro da organização 


Lobão será consultor da ONU. O programa do Governo Federal Luz para Todos deve ser a base para um programa mundial que será proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB), será o consultor para a implantação desta ação em outros países da Africa, Ásia e América Latina. O convite ao ministro foi feito pelo secretário geral da ONU, Ban Ki-moon.

Não, querido leitor, este não é um texto para fazer  (apenas) duras críticas ao Ministro e Senador Edison Lobão ( PMDB-MA). Quero aproveitar essa oportunidade para expor uma certeza que já nutro há anos a respeito da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial a respeito de sua atuação no Brasil.

Em 2001, a ONU processou o Maranhão. Motivo: A inoperância do estado na apuração das mortes no caso dos meninos emasculados. Entre 1991 e 2002, 47 crianças entre 9 e 14 anos foram assassinadas de modo bárbaro na periferia da região metropolitana de São Luís, sem que as autoridades de segurança pública do Maranhão conseguissem prender o responsável pelos crimes (Leia AQUI).

Adivinhe quais foram os governadores do Maranhão alvos do processo da ONU?
Sim. Roseana Sarney e ele, Edison Lobão, que governou o estado justamente nos primeiros quatro anos de maior ação do assassino em série, que tirou a vida de dezenas de crianças maranhenses (entre 1991 e 1994).

Agora pasmem! O mesmo Edison Lobão que foi processado pela ONU por lavar as mãos com sangue de crianças, é alçado à condição de consultor da instituição para “melhorar” as condições de vida da população em outras partes do terceiro mundo.

A ONU se associou a Rede Globo, através da UNESCO (organismo da ONU que cuida de questões ligadas a educação) para  dar credibilidade ao suspeitíssimo “Criança Esperança”, justamente no momento em que pipocavam suspeitas e denúncias do desvio de verbas das doações feitas à emissora
 (Leia AQUI como funciona a falcatrua do programa de doação da Rede Globo).

A ONU, por meio do Fundo Monetário Internacional (FMI), passou anos escravizando o Brasil ao impor uma lógica perversa de geração de fundos para pagar a dívida do país, o que obrigava governantes a retirar recursos destinados à saúde, educação, segurança, etc, com a finalidade de gerar um tal superávit primário, capital especulativo para enriquecimento de especuladores globais.

A ONU é  uma das instituições com a imagem mais positiva do planeta. Criticá-la é quase uma heresia aos olhos de grande parte da sociedade.
Mas…
Francamente, caro leitor, você confiaria  numa instituição com esse retrospecto?
Pois é. Eu não.

O texto acima é da coluna Falando  com Franqueza por Ligia Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário