domingo, 20 de janeiro de 2013

A inveja pode ser extremamente nociva ao ambiente de trabalho e à vida social de qualquer pessoa




As pessoas que são destaques, levam vantagens no âmbito profissional, social, político ou em qualquer outro meio são suscetíveis a se tornarem alvos da inveja de outras pessoas. Ao ser promovido rapidamente, ganhar destaque em qualquer moral com o chefe, ter melhor equipamento que os colegas no trabalho, ter uma melhor sala, crescer mais rapidamente na carreira profissional do são alguns dos motivos que podem levar outras pessoas a despertarem sentimentos da inveja e do desejo de está no lugar daquela outra pessoa.  Esses desejos estão presentes com uma freqüência bastante acentuadas nas empresas de todo o mundo, tanto no setor privado quanto no setor público.
Existem estudos científicos que comprovam a existência da proliferação desses sentimentos da inveja e da cobiça de pessoas com relação aos seus colegas de trabalho que estão em situação melhor, por menor que seja a diferença entre a situação do invejoso e a do invejado. Um estudo realizado recentemente por pesquisadores das Universidades de Valência (Espanha), Groningen (Holanda) e Palermo (Argentina) concluiu que as mulheres são mais afetadas pela competição sexual do que os homens. No entanto, as habilidades sociais dos colegas podem provocar inveja profissional igualmente em ambos os sexos. De acordo com esse estudo, a inveja é considerada uma resposta ao sucesso, qualidades ou habilidades de outra pessoa.
Para muitos especialistas que estudam esse tema, a inveja pode ser classificada como produtiva ou destrutiva, dependendo de como a pessoa se posiciona diante desse sentimento e de cada situação. A inveja pode até mesmo ser considerada uma coisa boa, que traz benefícios, quando ela aparece em razão da admiração que a pessoa sente pela outra. Entretanto, a maior parte das invejas que povoam os sentimentos das pessoas é constituída de inveja destruidora, que surgem a partir de sentimentos nocivos. Nesse último caso, a pessoa invejosa se ressente pelo que a pessoa invejada é, pelo brilho que ela tem, pelos afetos que provoca e bens que possui.
A complexidade na competição no mercado e na vida social deve ser tratada como algo que deve levar à melhora em todos os sentidos e deve ser encarada com algo normal e como algo sadio, que pode trazer benefícios para todos, desde que esteja em uma ambiente que respeite às leis e às pessoas.  Quanto maior for a concorrência, mais os profissionais devem se preocupar em evoluir para se destacarem perante seus colegas e superiores. Muitas pessoas acham que isso não funciona direito, que a pessoa que ficou em melhor situação só conseguiu isso porque teve ajuda de alguma outra pessoa. Isso acaba criando um ambiente desagradável que podem trazer conseqüências muito negativas para a empresa e para os profissionais envolvidos.
 De acordo com especialistas, a insegurança interna é um dos principais fatores que despertam inveja no ambiente de trabalho. O invejoso está sempre olhando para seu alvo, diminuindo seu foco e produção do dia a dia. Apesar de ser o propulsor do sentimento, esta pessoa também sofre e fica desmotivada. Dependendo do nível de inveja, a pessoa deverá procurar ajuda psicológica para saber quais são seus conflitos internos. É tudo uma questão de autoconhecimento e segurança. Para evitar esse tipo de sentimento invejoso, as pessoas devem buscar se espelhar naqueles profissionais que sobressaem em suas atividades e conseguem promoções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário