sábado, 22 de dezembro de 2012

Veja qual o regime tributário ideal para cada tamanho de empresa



Por Anderson Fragatti, contador.
Escolha o Melhor Regime Tributário Para Apuração de Impostos da Sua Empresa: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.
A opção pelo regime vale para todo o ano-calendário, por isso o empresário deverá analisar no início de cada ano o melhor regime de tributação que será o mais vantajoso. O comportamento do mercado na qual sua empresa se encontra pode auxiliar sua escolha. Confira abaixo as principais características dos três regimes tributários e os pontos essenciais de cada um deles.
Simples Nacional: Ideal para micros e pequenos empresários, o imposto é apurado com base na receita bruta, a alíquota varia em função do seguimento e valor acumulado do faturamento e está entre 4% a 17,42%, o pagamento é único englobando quase todos os impostos devidos.
Lucro Presumido: Indicado para empresas impedidas de optar pelo Simples Nacional e geram lucros acima de 32% sobre o faturamento bruto, esse é o Lucro Presumido. Depois de obtido o valor do lucro presumido é calculado os impostos e contribuições federais. São eles IRPJ 15% + 10% de adicional de excesso, CSLL 9%. Também são devidos os impostos estaduais e municipais, ICMS geralmente 18% e ISS 2% a 5%.
Lucro Real: Recomendado para empresas com lucro inferior a 32% da receita bruta, é calculado no resultado da receita menos despesas dedutíveis, dessa forma é obtido o lucro real onde são calculados os impostos e contribuições federais. São eles IRPJ 15% + 10% de adicional de excesso, CSLL 9%. Também são devidos os impostos estaduais e municipais, ICMS geralmente 18% e ISS 2% a 5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário