segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Direitos Humanos em Construção

Postado por Jessé Rosas 10/12 18 h 53



Uma Conquista do Povo:

      64 anos se passaram desde  a promulgação Internacional dos direitos Humanos em Açailandia. Uma luta pela a garantia é pão é suor de cada dia.As entidadesda sociedade civil organisada e os movimentos sociais Açailandece. Hoje 10 de Dezembro de 2012, é o dia de celebrar esta conquista das quais destacamos com proesa 

      Em janeiro os assentamentos da região de FranciscoRomão manifestaram sua indignação pelo o impacto da estrada de ferro carajas e o canteiro de obras da Vale. Ao lado desuas casas e campos, em uma das manifestações foi bloqueado o acesso ao canteiro de obras,o que facilitou um processo de negociação que ainda não terminou. 
      
Em Abril foi determinada a desaproriação do terreno p/ o reacentamento do bairro Pequiá de baixo e em Outubro a assessoria tecnica começa a trabalhar junto a comunidade na construção do projeto urbanistico Habitacional.Maio o CDVDH/CB presta depoimento na CPI do trbalho escravo o que culminou com a aprovação da PEC do trabalho escravo na plenaria da câmara. A PEC 438/01 permite a expropriação de imoveis onde for flagrado o trabalho escravo,em Julho muita comunidades participaram da reunião pública em Açailandia organizada pelo o IBAMA e Vale em viata do liceciamento da duplicação da ferrofia houve varias denuncias por parte de muitos atingidos pelas obras onde foi resaltado a inlegalidade desta obra.





             Hoge 10 de Dezembro foi um marco para esta História do povo de Pequiá de baixo onde houve um ato simbolico inalgural da área onde se erguira uma nova faze de vida para esta população sa 8 h: da manhã desta segunda feira foi celebrada a conquista do ano. A sociedade sivil organizada se encoteram para o ato público no terreno do futuro reassentamento da comunidade de Pequiá de baixo na BR 222 por traz da policia federal.  Onde contou com representantes de várias entidade ligadas aos movimentos sociais,como CDVDH/CB,MST,Paroquia São João Batista,Ass. de Moradores de Pequiá, entre outras,contamos também com a impresa local. onde finalisou-se com o ato da vida onde cada representante de entidades e futuros moradores desta área, plantaram uma arvore.



DEFENDER A VIDA ONDE FOR AMEAÇADA E , OS DIREITOS HUMANOS ONDE FOREM MAIS ATINGIDOS COM PRIVILEGIO AOS POBRES E OPRIMIDOS



Nenhum comentário:

Postar um comentário